Dica: como 'esconder' apps de fábrica no iOS 9 e deixar a interface enxuta

1 min de leitura
Imagem de: Dica: como 'esconder' apps de fábrica no iOS 9 e deixar a interface enxuta

Os aplicativos de fábrica do iOS 9 não podem ser removidos através de um procedimento nativo, que dispensa o uso de softwares desenvolvidos por terceiros. Mas usuários que contam com as versões 9.1 e 9.2 do SO da Apple instalado em seu iGadget podem aproveitar uma brecha do sistema e “esconder” apps que não são usados com frequência.

O procedimento não permite a desinstalação de serviços como Relógio, Calendário, Bolsa ou iBooks, por exemplo. Mas fazer o atalho de acesso a certos aplicativos desaparecer é uma boa maneira de deixar a interface do aparelho mais enxuta. Fato é que, enquanto um mecanismo para a remoção de apps nativos não é lançado, como já prometido por Tim Cook, CEO da Apple, usar falhas do iOS para fazer serviços oficiais desaparecerem é a melhor alternativa a quem evita fazer jailbreak.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Nota: o procedimento listado a seguir desabilita a exibição dos aplicativos junto da área de trabalho do aparelho. É possível, porém, acessar os serviços ocultados por meio das sugestões da Siri, opção que pode ser ativada a partir do deslizar para a esquerda sobre a tela inicial.

Veja como é fácil esconder apps e deixar a tela de seu iPad ou iPhone menos poluída.

Crie pastas com os apps que deverão ser escondidos

Toque e segure sobre um dos aplicativos que deverá “desaparecer” e arraste-o sobre outro app que também deverá ser removido da tela inicial. Aguarde, então, que um grupo seja criado e inclua junto da pasta os serviços que não são usados frequentemente.

Explore a brecha do sistema e voilà

Agora, toque e segure sobre um dos aplicativos inseridos na pasta criada e arraste-o para a direita – note que uma nova aba será aberta automaticamente. Por fim, mantenha seu dedo pressionado sobre o serviço, arraste-o para o canto direito da moldura da página aberta e aperte o botão “Home”.Pronto! Repita o procedimento e voilà! Todos os apps selecionados serão removidos da tela inicial do seu aparelho.

Na prática

Confira abaixo a aplicação do método descrito acima.

Como reativar a exibição dos apps ocultos?

Todos os aplicativos "removidos" passarão a ser exibidos novamente assim que o iPhone ou iPad com iOS 9.1 ou 9.2 for reiniciado. O método, portanto, é ideal a usuários que não costumam desligar seus dispositivos ou que não se incomodam em repetir o procedimento sempre que o sistema é reiniciado.

...

Quais aplicativos ficam posicionados na tela de acesso rápido do seu iPhone? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.