Como remover o vocal de uma música

2 min de leitura
Imagem de: Como remover o vocal de uma música

Você é um amante do karaokê? Daqueles que canta no chuveiro e faz dos vizinhos o seu público? Pois saiba que é possível fugir das repetidas canções clichê e, seguindo simples passos, você é capaz de retirar a voz das músicas e cantar as suas preferidas, substituindo o vocalista!

Para fazer isso e seguir este tutorial, é preciso que antes de qualquer coisa você faça o download do aplicativo Audacity:

Audacity

Eliminando as vozes

Com o Audacity instalado e já em execução, você encontra a sua tela principal, muito semelhante a outros aplicativos do gênero. Ali, clique em Ficheiro > Abrir e escolha a música desejada.

Como extrair somente a voz de uma música

Depois, com o visual do espectrograma na tela, vá até o pequeno campo que apresenta o nome da canção; clique nele e escolha a opção “Separar faixas de estéreo”.

Como extrair somente a voz de uma música

Perceba que agora você tem os dois canais, esquerdo e direito.

Como extrair somente a voz de uma música

Selecione o canal direito (um efeito em amarelo surge em volta da janela escolhida) e vá até o topo da tela, clicando na aba “Efeitos”. Ali escolha a opção “Inverter Verticalmente”. A inversão leva alguns segundos.

Como extrair somente a voz de uma música

Faixa invertida, agora é necessário transformar ambos os canais em “Mono”. Para isso, clique no nome da faixa e aperte em “Mono”.

Como extrair somente a voz de uma música

Lembre-se de fazer isso tanto no canal esquerdo como no direito.

Como extrair somente a voz de uma música

Com as faixas em “Mono” agora é necessário juntar as partes que foram separadas anteriormente. No topo da tela, clique em “Faixas” e selecione a ferramenta “Mixar e renderizar”.

Como extrair somente a voz de uma música

Pronto, processo terminado! Para gravar o seu arquivo em formato MP3, vá até a aba ficheiro e clique em “Exportar”. Todavia, é necessário ter o “Lame for Audacity” em seu computador. Caso não o possua, clique aqui.

Como funciona?

Você deve estar se perguntando como tudo isso funciona e, ainda, por que em algumas canções a qualidade ficou boa e em outras, o “truque” quase não obteve resultado?

Eliminar o vocal é possível porque nas músicas em estéreo, geralmente as vozes estão gravadas no “canal do meio”, entre os instrumentos – que ficam balanceados, com o baixo sendo puxado para a esquerda e a guitarra para a direita, por exemplo. Como a voz fica no meio de tudo isso, quando separamos os canais e invertemos o canal direito, estamos “anulando o vocal” – enquanto o resto permanece intacto.

Porém, apesar de ser praticamente impossível eliminar isto por completo (seria como “tirar o sal da sopa” segundo um editor de áudio da equipe do Baixaki), quanto mais alta é  a qualidade da gravação que está sendo utilizada, melhores são os resultados na eliminação da voz.

Agora mãos a obra! Elimine os cantores e assuma a liderança das suas bandas preferidas, soltando a voz sem medo de ser feliz!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.