Atualização de BIOS? Aprenda a fazer um backup e proteja a 'raiz' de seu PC

1 min de leitura
Imagem de: Atualização de BIOS? Aprenda a fazer um backup e proteja a 'raiz' de seu PC

O Sistema Básico de Entrada e Saída (BIOS) é a ferramenta responsável por gerenciar as mais fundamentais tarefas de um computador. Conforme já mencionado por um de nossos artigos, “se a BIOS parar de funcionar, o PC também para”.

Significa, grosso modo, que qualquer modificação sobre o famigerado mecanismo deve ser feita com cuidado – usuários que colocaram a versão prévia do Windows 10 à prova tinham de estar, inclusive, familiarizados com a BIOS, como observou Joe Belfiore, vice-presidente da Microsoft.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Se você está prestes a modificar sua BIOS, certifique-se de fazer o backup do sistema, armazene a cópia de segurança em um pendrive e então faça as alterações desejadas. Veja como é simples e rápido garantir que nada saia errado durante a atualização de sua BIOS.

Em um piscar de olhos

Atualizado: o programa não está mais disponível para download via Dropbox. Veja como baixar a ferramenta de backup a partir de outra fonte.

Baixe o programa Universal BIOS Backup Too gratuitamente (clique aqui para fazer o download -- se o Google Chrome não permitir que o arquivo seja baixado, clique, em seu navegador, em "Configurações" e, em "Downloads", ative a função "recuperar arquivo").

Extraia o arquivo comprimido por meio de uma ferramenta de descompactação (como a 7-Zip, por exemplo). Clique com o botão direito sobre o software e escolha a opção “Executar como administrador” – somente através desta certificação o software de backup pode ser executado corretamente.

Acione a ação “Read” (“ler”) e aguarde pela finalização da varredura sobre sua BIOS atual. Em seguida, clique sobre “Backup” para que uma cópia de segurança seja criada. Salve, então, a extensão em uma unidade externa (como em um pendrive, HD externo ou cartão de memória) e pronto!

Feche o programa em “Exit” e realize as alterações desejadas sobre sua BIOS (saiba mais sobre o Sistema Básico de Entrada e Saída a partir deste artigo).

Quais tipos de atualização podem melhorar a performance da BIOS? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.