Proteja-se: saiba como criptografar o seu smartphone Android

1 min de leitura
Imagem de: Proteja-se: saiba como criptografar o seu smartphone Android

O Android deve até ser um sistema operacional perfeito para a sua experiência. Porém, isso não significa que podemos relaxar e esquecer que muitos dados importantes de nossas vidas estão nas mãos de terceiros.

Além de uma navegação segura, a Google fornece a possibilidade de você criptografar o seu celular. O que isso significa? As suas pastas, os seus arquivos e os seus dados vão contar com uma "camada extra" de proteção — para entender melhor, acompanhe a nossa página dedicada sobre o assunto. Por isso, vamos mostrar passo a passo como realizar o processo de criptografia no aparelho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Atenção: é necessário notar que o seu smartphone pode perder um pouco de desempenho com a mudança. Contudo, isso só fica realmente aparente em celulares mais antigos (prefira realizar a alteração se o processador for 64-bit, ARMv8 ou superior). Além disso, depois de criptografado não há mais volta, então é uma escolha única — a maneira de reverter o processo é restaurando o aparelho "do zero" (a conhecida restauração de fábrica).

Acompanhe.

Primeiro passo

Abra o aplicativo de "Configurações" do seu aparelho e busque o tópico "Segurança". Os caminhos costumam variar entre ROMs de Android (por causa da customização realizada pela fabricante). No caso da imagem, feita em um celular da LG, "Segurança" se encontra em "Geral".

Segundo passo

Em "Criptografia", escolha "Criptografar telefone". Contas, configurações, aplicativos baixados e arquivos de mídia vão ser protegidos, então esse é o momento mais crítico do processo. Ele leva cerca de 1 hora para ser finalizado, por isso, garanta que o smartphone esteja conectado em uma fonte de energia segura durante todo o tempo.

Ainda, após realizar a criptografia, toda a vez que você ligar o aparelho ou a tela, o sistema vai pedir para você informar um PIN (desbloqueio) definido anteriormente. Decidido? Toque em "Criptografar telefone" e vá tomar um cafezinho.

Resultado: assim que o processo for finalizado, você pode voltar ao mesmo local nas "Configurações" para ver se o tópico "Criptografar telefone" está ativado.

Você já criptografou o seu smartphone Android? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.