Como monitorar o tráfego de rede da sua banda larga [vídeo]

7 min de leitura
Imagem de: Como monitorar o tráfego de rede da sua banda larga [vídeo]

Este tutorial vai ensinar você a utilizar três dos melhores programas para monitoramento de tráfego de rede, algo fundamental para administradores e também usuários com curiosidade a respeito de informações que os ajudem a aproveitar melhor sua conexão.

Selecionamos três programas gratuitos: NetTraffic, NetWorx e WireShark. Os dois primeiros são bem simples, ideais para usuários em geral. Já o terceiro é muito detalhado e, portanto, indicado para profissionais ou usuários com extenso conhecimento em termos de rede.

Pré-requisitos

  • NetTraffic;

Clique para Baixar.

  • ou NetWorx;

Clique para Baixar.

  • ou Wireshark.

Clique para Baixar.

NetTraffic

A instalação do NetTraffic é bastante simples, e logo após a conclusão já é possível observar o ícone na systray (Bandeja de sistema, ao lado do relógio). As duas flechas representam os índices de download e upload. Deixe o cursor do mouse sobre o ícone para saber os valores.

Download e upload pelo NetTraffic.

Clicando uma vez no ícone com o botão esquerdo, a transmissão de dados do computador é exibida em tempo real através de um gráfico. Por padrão, a cor verde indica download, vermelho indica upload, amarelo é o total e azul refere-se ao tempo de conexão. Clique nos cantos da janela do gráfico para redimensioná-lo e deixá-lo com o tamanho ideal para você.

Gráfico do NetTraffic.

Já o clique com o botão direito abre o menu de contexto.

Menu de contexto do NetTraffic.

Clicando em “Definições”, você configura o programa, desde o idioma até a aparência do gráfico. A opção “Interfaces de rede” é útil para você monitorar apenas as interfaces selecionadas. Nesse caso, desmarque a opção “Usar todas as interfaces” e então selecione as que você deseja.

Definições do NetTraffic.

Ainda em "Definições", você pode alterar as cores do gráfico, caso você não goste do padrão já explicado anteriormente. É possível também escolher por mostrar apenas algumas informações caso ache necessário.

Definições do NetTraffic.

Controle de dados

É em "Statísticas" (sic) que você monitora os dados em tempo real, em “Estado Atual”. Um detalhe muito bom do NetTraffic é o monitoramento de dados em virtude do tempo. Ou seja, ele informa dados enviados e recebidos da última hora, último dia, mês ou até do ano.

O programa também calcula uma média e um prognóstico do uso de banda, ou seja, previsões para que você tenha ideia e planeje melhor o uso do seu plano de conexão, por exemplo.

Estatísticas do NetTraffic.

A aba “Gráfichos/Tabelas” (sic) serve como um histórico da conexão. Determine a data inicial e a final do período desejado, escolha a melhor unidade de tempo (entre hora, dia, mês e ano), escolha se o gráfico deve ser para o tempo ou o tráfego e clique em “Procurar” para gerá-lo.

Ele pode ser exportado para um arquivo XML, com o botão “Exportação de”. Da mesma maneira, o NetTraffic também importa dados de um arquivo desse tipo, com o botão “Importação de dados”. Essas são ferramentas úteis caso você precise reinstalar o programa ou utilizá-lo em outro computador, por exemplo.

Criação de um gráfico pelo NetTraffic.

Esta ferramenta permite também a junção de informações de vários computadores em uma mesma rede, para que você possa fazer um monitoramento geral da conexão com a internet em seu escritório ou residência.

Clique em “Reiniciar estatísticas” para excluir os dados obtidos e começar uma nova análise.

NetWorx

NetWorx é outra opção para monitoramento da entrada e saída de dados. Preste atenção à instalação do programa, pois é necessário marcar a opção para instalar a extensão para desktop que exibe as informações na Barra de tarefas do Windows 7.

Marque esta opção para instalar o gadget.

A fim de exibir a extensão, clique com o botão direito sobre a Barra de tarefas, e clique em “Barras de ferramentas”-“NetWorx Desk Band”.

Ative o gadget do NetWorx para Windows 7.

Finalize a instalação do NetWorx em dois passos: escolha do idioma (português, inclusive) e seleção da conexão que você usa para acessar a internet.

Os dois últimos passos da instalação do NetWorx.

Com a instalação concluída, o ícone do NetWorx já aparece na Bandeja do sistema (systray). Com o botão esquerdo, é exibida a taxa de transferência atual em download e upload.

Exibição das taxas pelo NetWorx.

Já o clique com o botão direito abre o menu de contexto com todas as ferramentas do programa.

Menu de contexto do NetWorx.

“Mostrar gráfico” exibe um gráfico em tempo real, com download na cor verde e upload na cor amarela.

Gráfico do NetWorx.

Já “Medidor de velocidade” mede a velocidade da rede em um período que você determina, uma vez que inicia e termina o teste quando quiser. Os resultados são copiados para a Área de transferência ou então salvos em um arquivo.

Medidor de velocidade do NetWorx.

“Estatísticas de utilização” é a parte mais detalhada do programa. As estatísticas da conexão são exibidas de uma maneira geral ou em relatórios diários, semanais e mensais. A aba “Em um instante” exibe todo o tráfego desses períodos em uma única tela.

Dados do NetWorx.

Se preferir, defina a janela de tempo para obter um gráfico específico. Isso pode ser feito na aba “Personalizado”.

Relatórios personalizados.

Um diferencial do NetWorx é que ele também monitora sessões Dial-Up em uma aba específica.

Os botões dessa parte do programa oferecem ferramentas adicionais. Clique em “Atualizar” para atualizar as informações; “Usuários” para obter relatórios específicos de um usuário; “Exibição” para configurar o gráfico; “Backup” para exportar as informações em um arquivo XML, “Restaurar” para restaurá-las; e “Limpar” para limpar todos os dados do monitoramento.

Detalhe da barra de botões.

Voltando ao menu de contexto, clique em “Cota” para configurar um plano de dados, por exemplo. Nas opções você define se a cota é diária, semanal ou mensal, e também a quantidade de KB, MB ou GB e o programa notifica caso o limite estipulado seja extrapolado.

Defina sua cota para controle de planos.

NetWorx também tem ferramenta para rastreamento de rota, acessível também no menu de contexto. Nela, basta entrar com um nome de servidor ou endereço IP, definir o tempo de espera em milissegundos e observar os resultados da análise.

De maneira semelhante, é possível enviar uma requisição de eco a um computador específico em uma rede. Digite o endereço IP, defina o tempo de espera em milissegundos e também o número de requisições de eco. Os resultados são listados com o tempo de resposta.

O NetWorx tem versão portátil para usá-lo a partir de um portátil ou outro dispositivo removível. Clique aqui para fazer o download.

Wireshark

Antigamente chamado Ethereal, e é um dos mais famosos analisadores de tráfego de rede. Ele verifica os pacotes transmitidos pela placa de rede ou placa de modem a fim de identificar problemas como conexões suspeitas.

Todo o tráfego de entrada e saída é analisado e mostrado em uma lista com diversos recursos de navegação.

Durante a instalação do Wireshark, você tem a opção de instalar componentes adicionais, a começar pela interface gráfica. Ela facilita bastante a compreensão dos dados, portanto é recomendado deixar a opção “Wireshark” marcada. Outros adicionais incluem:

  • TShark, um analisador de protocolo de rede baseado em texto;
  • Plugins e extensões em caráter experimental;
  • Ferramentas de linhas de comandos;
  • Guia do usuário, para não precisar acessar a internet a fim de obter ajuda.

Esses recursos não são obrigatórios, portanto não é necessário instalá-los todos. Atente para a lista e marque aqueles de que você precisa.

Extras da instalação do Wireshark.

Ainda na instalação, é possível associar arquivos com extensões de rastreamento ao programa.

Opção para associar esses arquivos com o Wireshark.

Por último, a instalação do Wireshark oferece a versão 4.1.2 do WinPcap, a biblioteca que o aplicativo usa a fim de capturar dados da rede em tempo real. O Wireshark identifica se já há uma versão da biblioteca instalada, assim você define se ela é necessária ou não.

Interface

A área “Capture” lista as interfaces disponíveis para captura de dados em tempo real. Ao clicar em “Interface List”, os dispositivos são listados, e cada um tem detalhes e opções como filtros e limite de cada pacote.

Selecione a interface a ser monitorada.

Lembre-se de que listar as interfaces disponíveis em tempo real exige bastante processamento, então tenha certeza de que seu processador dá conta ou então utilize a função somente pelo tempo necessário.

Para começar a captura de pacotes, clique em “Start” ao lado da respectiva interface, ou então clique diretamente sobre o nome da interface.

Os pacotes são organizados por cores em uma lista que cresce continuamente (as cores têm um padrão que você pode alterar em “View”-“Coloring Rules”). A fim de parar a rolagem, basta clicar e arrastar a barra de rolagem.

Abaixo da lista, estão os detalhes que você pode observar. São diferentes menus que podem ser expandidos com detalhes técnicos de protocolo, entre outros.

Detalhes de pacotes.

Também é possível utilizar o menu de contexto para marcar e ignorar um pacote, definir referência temporal, gerenciar filtros, entre outras funções. Essas funções também estão disponíveis no menu “Edit”.

Menu de contexto de um pacote.

A barra de ferramentas do Wireshark tem botões fáceis para as principais funções do programa: listar interfaces de captura, opções de captura, iniciar/pausar/reiniciar captura; abrir, salvar, fechar e recarregar um arquivo com dados de uma captura; imprimir um pacote; encontrar um pacote e navegar pela lista; remover/aplicar cores da lista; aproximar/afastar zoom; editar filtros e preferências; e ajuda.

Recomendamos que você instale a ajuda do programa. Assim, basta acessar o atalho “User’s Guide”, na interface principal, para acessá-la e esclarecer suas dúvidas.

O Wireshark também conta com uma versão portátil, para que você use o aplicativo a partir de um pendrive ou outro dispositivo removível. Clique aqui para fazer o download dela.

.....

Esperamos ter ajudado você com este tutorial. Até o próximo!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.