Como restaurar fotos, vídeos e outros arquivos apagados do seu Android

2 min de leitura
Imagem de: Como restaurar fotos, vídeos e outros arquivos apagados do seu Android

Eventualmente, todo mundo acaba perdendo alguma foto, vídeo ou outro arquivo qualquer no smartphone. Às vezes, você pode apagar esses itens sem querer ou nem mesmo nota o que fez até que sinta falta daquela foto incrível feita no fim de semana. Para ajudá-lo a resolver esse tipo de problema, nós preparamos um tutorial que mostra como usar o DiskDigger, um app capaz de recuperar praticamente qualquer item deletado no seu Android.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Contudo, é preciso lembrar que esse app só funciona em aparelhos rootados. Isso acontece porque as permissões tradicionais do Android não permitem vasculhar a memória interna do aparelho em busca de itens excluídos.

Se você não tem root no seu smartphone, mas precisa recuperar algum item perdido, é possível fazer um escaneamento com o Recuva a partir de um computador com Windows. Você deve estar com o modo de “depuração USB” ligado para o programa identificar seu aparelho. O problema é que poucos smartphones atuais conseguem passar por esse procedimento com sucesso.

Portanto, vamos nos concentrar no DiskDigger para aparelhos rootados. Ainda assim, não vamos ensinar como realizar o root, pois cada dispositivo requer procedimentos diferenciados. Saiba mais aqui.

Baixe o DiskDigger

Passo 1

Depois de instalar o DiskDigger e dar todas as permissões que o app requer, ele vai fazer um escaneamento nas partições do sistema. Alguns resultados devem aparecer, mas você precisa selecionar o item indicado pelo app, que normalmente é o que tem maior quantidade de gigabytes.

Fique atento caso tenha um cartão de memória no smartphone. Mais de uma opção possível pode aparecer nesse momento.

Passo 2

Selecione os formatos de arquivo possíveis para o item que você deseja restaurar. Por exemplo, se você perdeu uma foto, marque “JPG” e “PNG”. Para vídeos, escolha “MP4”. Note que alguns formatos de arquivo, como MP3 e GIF, só podem ser recuperados com a versão “Pro” do DiskDigger, que custa cerca de R$ 7.

Passo 3

Fique de olho no progresso do escaneamento do DiskDigger no fundo da tela. Quando ele chegar a 100%, você já pode vasculhar os resultados para encontrar o arquivo desejado. Se o item desejado já tiver aparecido antes do fim do escaneamento, você pode tocar no botão de pausa para economizar tempo.

Você pode também pré-visualizar os arquivos que o app consegue recuperar tocando em cada um dos resultados. A exceção são os vídeos, que não permitem conferir o conteúdo antes da restauração.

Passo 4

Marque um por um os arquivos que você deseja recuperar ou selecione todos de uma só vez com a opção “Select All”. Agora, toque no ícone de salvamento e escolha a terceira opção da lista para salvar os itens escolhidos novamente na memória do smartphone. Há também a possibilidade de enviar o arquivo recuperado diretamente por email, se você preferir.

Passo 5

O último passo antes de finalizar a recuperação é escolher onde esses itens devem ser salvos. O DiskDigger vai mostrar uma lista com todas as pastas disponíveis na memória interna do seu Android, e você precisa escolher uma delas para terminar o procedimento. Toque em “Ok” e pronto.

Uma mensagem dizendo que seus arquivos foram salvos com sucesso vai aparecer no fundo da tela, e você já pode conferir onde eles foram salvos. Acesse a pasta selecionada anteriormente através do seu gerenciador de arquivos e veja se tudo está ok.

Aconselhamos a criar uma pasta específica para essa recuperação caso você não saiba em que diretório salvar os arquivos vindos do DiskDigger. Não há problemas em sair do app antes de realizar o quinto passo para acessar o seu gerenciador de arquivos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.