Android: aprenda a usar seu smartphone como uma bússola

2 min de leitura
Imagem de: Android: aprenda a usar seu smartphone como uma bússola
Imagem: Google Play

Conforme provamos neste artigo, existem dezenas de objetos cotidianos que seu smartphone já consegue substituir – mesmo que ele seja um aparelho antigo e modesto. Um dos usos mais interessantes e emergenciais que você pode usufruir de seu gadget é o de uma bússola digital, transformando-o assim em um aparelho bastante útil para quando você estiver completamente perdido em um local de difícil orientação.

Quase todos os telefones celulares atualmente comercializados possuem um magnetômetro em seu interior, que nada mais é do que um sensor capaz de medir a intensidade, direção e sentido dos campos magnéticos em sua proximidade. É graças a esse mecanismo que os dispositivos móveis podem atuar como uma bússola, desde que estejam equipados com os aplicativos certos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Através deste artigo, apresentaremos você ao Smart Compass, que certamente pode ser considerado o software mais famoso entre os usuários que utilizam seu smartphone como uma bússola. Sendo um dos membros da suíte Smart Tools, o programinha é totalmente gratuito e pode ser instalado em qualquer aparelho equipado com o Android 2.2 Froyo ou superior. Para baixá-lo no seu dispositivo, basta clicar neste link.

Calibração e configuração

Não há muitos segredos na utilização do Smart Compass. Para utilizar o aplicativo, é necessário antes de tudo calibrar os sensores de seu smartphone – e é bom lembrar de fazer todas as vezes que você abrir o programa, pois seu telefone é bombardeado o tempo todo com campos magnéticos oriundos de diversos dispositivos eletrônicos. O processo de calibragem pode ser um pouco confuso para iniciantes, mas é um tanto simples: basta “deitar” a tela de seu gadget e movimentá-lo rapidamente no ar desenhando um “8” na horizontal.

Se você realizou esse procedimento corretamente, a bússola já deve estar funcionando de forma apropriada. Um dos diferenciais do Smart Compass é o fato de que ele utiliza a câmera de seu dispositivo para exibir o ambiente ao seu redor como plano de fundo; caso queira desligar esse recurso, basta tocar no botão “Menu” localizado no canto superior direito da tela. Se você preferir, também é possível configurar uma imagem qualquer como background personalizado para a sua bússola.

Vale observar que o Smart Compass possui uma versão Pro, com recursos aprimorados, e que pode ser adquirida por módicos R$ 2,40. Essa edição paga – além de não ter nenhuma publicidade em sua interface – conta com umas funcionalidades avançadas que podem ser bastante úteis para alguns usuários, como diferentes tipos de coordenadas e uso do GPS para exibição de sua localização.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.