Android: como compartilhar arquivos de mídia usando a rede WiFi local

2 min de leitura
Imagem de: Android: como compartilhar arquivos de mídia usando a rede WiFi local

Cada vez mais próximos de se tornar verdadeiras centras multimídia, smartphones e tablets já se tornaram o centro de entretenimento de muitas pessoas. Não é preciso ser um usuário “hardcore” para ter dezenas de fotografias, músicas e vídeos armazenados na memória de seu aparelho, que muitas vezes sequer são transferidos para outros meios para serem aproveitados.

Nesse cenário, não é incomum querer compartilhar o conteúdo presente em seu dispositivo com outras pessoas no mesmo ambiente. Infelizmente, esse processo nem sempre ocorre de forma intuitiva, envolvendo desde o uso de intermediários (como computadores) até o uso de tecnologias como o Bluetooth e NFC para a transferência permanente de arquivos (algo que não é exatamente necessário quando você só quer ver rapidamente uma imagem, por exemplo).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Assim, surge como uma boa alternativa o uso de aplicativos como o MediaBowl - Fileshare, que permite o compartilhamento de arquivos multimídia através de uma rede local. Para isso, tudo o que você precisa é de dispositivos Android compatíveis conectados à mesma rede WiFi — ou que estejam ligados entre si quando um deles atua como um hotspot sem fio.

Testamos o programa e, neste artigo, ensinamos tudo o que você precisa saber para utilizá-lo sem qualquer complicação. Lembre-se: é preciso que todos os aparelhos envolvidos no processo tenham o aplicativo instalado, caso contrário não vai ser possível estabelecer uma comunicação entre eles.

Crie uma seleção de arquivos compartilhados

Logo após instalar o MediaBowl e escolher um nome de usuário qualquer (selecione uma opção facilmente identificável, como seu nome), o aplicativo vai iniciar a análise automática dos grupos dentro do alcance de sua rede local. Caso nenhum resultado positivo seja detectado, o programa vai sugerir que você crie uma nova sessão personalizada — selecione a opção “Yes” (Sim) para prosseguir.

Ao iniciar um novo grupo, o programa detecta automaticamente os arquivos compatíveis com seus propósitos e o exibe na forma de listas divididas em abas dedicadas a músicas, vídeos e fotografias. Após selecionar os conteúdos que você deseja compartilhar, basta clicar no ícone correspondente (localizado na parte esquerda da tela) para que eles se tornem disponíveis a outros membros de sua rede.

Para tornar públicas as suas escolhas, basta tocar sobre o ícone com formato de tigela.

Caso haja um grupo pré-existente, basta destacá-lo e escolher a opção “Join” (se juntar, em uma tradução livre) para que surja um aviso na área de notificações do anfitrião o aviso de que você deseja visualizar os arquivos compartilhados — e, naturalmente, disiponibilizar aqueles presentes em seu gadget pessoal.

Assim que você estiver conectado a uma ou mais pessoas, a biblioteca individual de cada uma delas vai ficar identificada pelo nome de usuário que elas escolheram. Basta selecionar qualquer um deles para que o aplicativo exiba a lista completa de arquivos a que você pode acessar.

Vale notar que, apesar de poder abrir as fotos, vídeos e músicas disponíveis, não é possível baixá-las em seu aparelho. Também é preciso prestar atenção ao fato de que, caso o responsável pela criação do grupo se desconecte da rede local ou encerre o MediaBowl, a comunicação entre os demais participantes vai ser encerrada.

Também note que o software não faz a atualização automática dos arquivos compartilhados entre sua rede local. Para poder conferir qualquer alteração — ou conferir as mídias oferecidas por novos participantes —, é preciso selecionar por conta própria o botão virtual responsável pela atualização dos dados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.