iCloud: como desabilitar o serviço da nuvem no iPhone, iPad e Mac

2 min de leitura
Imagem de: iCloud: como desabilitar o serviço da nuvem no iPhone, iPad e Mac

Se você usa um ou mais produtos da Apple, as chances são grandes de que uma conta do iCloud esteja conectada a esses aparelhos, sincronizando os seus documentos, fotos, aplicativos e músicas.

Apesar de ser uma ferramenta muito interessante para quem precisa ter acesso aos seus documentos em qualquer lugar, o iCloud é um serviço de armazenamento na nuvem e, por isso, está sujeito a falhas e brechas de segurança.

O caso mais famoso aconteceu a algumas semanas, quando fotografias da atriz Jennifer Lawrence e de outras famosas foram roubadas das suas contas e postadas sem autorização na internet. Isso acabou levantando várias questões de segurança de dados na nuvem e muitas pessoas passaram a preferir formas offline de armazenar as suas fotos e outros documentos.

Se você fez o login no iCloud e nunca parou para configurá-lo, é muito provável que todas as fotografias que você tira e salva no seu aparelho estão sendo automaticamente enviadas para esse espaço virtual, já que as configurações padrão habilitam esse envio.

Para mudar isso, alguns cliques bastam! Você pode escolher desabilitar por completo a sua conta do iCloud no aparelho ou pode tirar o privilégio de acesso de apenas alguns serviços (como fotos e vídeos, por exemplo) e continuar com outros (como os aplicativos e músicas).

No iPhone e no iPad

Para desabilitar tudo, vá até as configurações do iPhone ou iPad e escolha a opção "Apagar conta". Não se preocupe, isso só apaga o usuário do aparelho que você estiver usando, e não toda a sua conta! Porém preste atenção ao fato de que o iCloud precisa estar conectado a pelo menos um aparelho, ou você perde a sincronização de aplicativos, fotos e outros documentos.

Se você quiser desabilitar serviços gerais, como o envio de fotografias e de vídeos, entre nas configurações do iCloud e, separadamente, revise as permissões de cada um dos itens da lista. Quando você tira a sincronização de um serviço, como o de fotos, isso faz com que as fotos do iCloud não sejam mais visíveis naquele aparelho.

É recomendado que você salve todos os documentos e fotos antes de tirar a sincronia dos aparelhos. Isto é importante, já que as fotos do iCloud são apagadas do seu disco virtual se nenhum gadget estiver conectado à conta!

No Mac

No Mac, as configurações são levemente diferentes, já que ao conectar o seu computador à rede ele já pede para que você escolha quais serviços quer sincronizar — isso não é habilitado para tudo por padrão.

Se você quiser checar essas preferências, vá ao painel de ajustes do computador (Preferências do Sistema), entre no menu do iCloud e marque ou desmarque as caixas de todos os serviços e itens que você deseja habilitar ou desabilitar. É importante também entrar no próprio iPhoto e desmarcar ali também o envio automático de fotos para a nuvem.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.