Como calcular a quantidade de energia utilizada pelo PC

3 min de leitura
Imagem de: Como calcular a quantidade de energia utilizada pelo PC
Imagem: Technology Times

Ficar grudado na tela do PC é bom e todo mundo gosta, mas sempre bate aquela tristeza básica quando a conta de luz chega na sua casa ao final do mês, não é mesmo? Com o aumento no número de dispositivos eletrônicos que usamos em nosso cotidiano, é natural que o valor gasto com energia elétrica também sofra um salto; contudo, os grandes vilões de nossos bolsos continua sendo os laptops e desktops.

Contudo, há uma forma bem simples de descobrir o consumo de energia dos seus computadores, conseguindo então determinar quanto tempo você pode deixá-los plugados na tomada sem tomar nenhum susto no fim do mês. Obviamente, é impossível prever exatamente qual será o custo total de sua conta, mas é possível ter uma base confiável usando um aplicativo gratuito e algumas operações matemáticas básicas.

Para o seguinte tutorial, nós utilizaremos o Joulemeter, um programa desenvolvido pela própria Microsoft capaz de estimar o consumo de energia de qualquer máquina equipada com o sistema operacional Windows. Tal estimativa é atualizada em tempo real com base nas configurações e atividade do PC (processos abertos, brilho do display, uso da CPU etc.). Sendo assim, antes de prosseguir com os próximos passos, baixe o software gratuitamente através deste link e instale-o na máquina cujo consumo será medido.

Configurações básicas

O Joulemeter atua de forma distinta de acordo com o tipo de dispositivo no qual ele estiver sendo executado. Na primeira vez que você abri-lo, ele pedirá para você informar o tipo de calibração (Calibration Setup) que será usada para realizar as medições automáticas. Caso você esteja usando o programa em notebook, basta selecionar a opção “Running on Battery” e desconectar o aparelho de seu cabo de energia, deixando ele trabalhar somente com a bateria.

Nos desktops a situação é um pouco mais complicada, visto que o Joulemeter foi feito para atuar ao lado de um WattsUp, medidor de energia físico que pode ser plugado em uma conexão USB convencional. Contudo, como tal aparelho é relativamente caro e difícil de ser encontrado no Brasil, a alternativa recomendada é clicar em “Manual Entry” para carregar perfis genéricos para desktops, workstations e netbooks.

Concluído o processo de calibração, o próximo passo é selecionar a aba “Power Usage”, onde fica o monitor de consumo de energia elétrica de seu computador. Em “Component Power Usage”, você confere o consumo médio, em watts, de cada um dos componentes essenciais de sua máquina (processador, monitor etc.) e o valor total decorrente da soma de todos eles.

De posse do consumo médio total de watts de sua máquina, você só precisa estimar quantas horas você usa seu PC mensalmente e fazer as contas com base nas tarifas de kWh praticadas no seu estado (homologadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL). Lembrando que você pode fazer a conversão dos watts para quilowatts através de uma calculadora online específica para este fim, como esta aqui da Unit Conversion.

Uma alternativa online

Caso você esteja confiante em relação aos resultados do Joulemeter (ou simplesmente não queira instalá-lo no seu computador), uma boa alternativa é medir o consumo de energia de seu computador através do serviço online eXtreme Power Suppy Calculator. Ainda que a interface da página não seja uma das mais amigáveis, o site é considerado como uma das ferramentas mais confiáveis e precisas para saber exatamente o gasto de eletricidade de uma máquina qualquer – seja ela um desktop ou um notebook.

Diferente do Joulemeter, o eXtreme Power Supply Calculator não faz uma detecção automática de seu hardware. Sua utilização envolve um trabalho manual: você precisa inserir, em detalhes, toda a configuração do computador analisado. Tipo de sistema, modelo do processador, número de núcleos físicos, memória RAM (quantidade e capacidade), placas de vídeo, cartões PCI, SSDs, HDs, leitores de mídia, USB e todos os outros pormenores de sua máquina podem ser especificados na página do serviço, que conta com infinitas opções cadastradas.

Com todas as informações devidamente ajeitadas, tudo o que você precisa fazer é clicar no botão “Calculate” para que o aplicativo faça o cálculo da energia consumida por aquele conjunto de componentes. O serviço inclusive recomenda uma fonte de energia apropriada para tal consumo, oferecendo um link direto de compra através do Amazon.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.