Como usar o desktop do Chrome OS no Windows 8

3 min de leitura
Imagem de: Como usar o desktop do Chrome OS no Windows 8

Ampliar (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

O Chrome OS é um sistema operacional charmoso que conta com os principais apps do navegador da Google, mas para usá-lo você precisa adquirir um computador que venha com ele instalado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Todavia, você não precisa gastar um tostão se quiser ter um gostinho do sistema em seu Windows 8. Graças à Google, agora é possível experimentar um pouco do visual do Chrome OS diretamente no sistema da Microsoft.

Com apenas alguns cliques é possível colocar o navegador em tela cheia e ganhar algumas funcionalidades adicionais que dão essa sensação de estar usando o sistema da Google. Hoje, vamos mostrar como você pode realizar essa configuração e comentar sobre as vantagens e desvantagens de usar o design do Chrome OS no Windows 8.

Faça você mesmo

  1. Baixe e instale a versão mais recente do Google Chrome (caso você tenha mais de uma versão do programa instalada, utilize a principal);
  2. Acesse o menu e clique em “Configurações”;
  3. Na seção “Configurações”, navegue até a área “Navegador padrão” e defina o Google Chrome como o browser principal do sistema;

    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  4. Clique no menu e escolha a opção “Reiniciar o Google Chrome em modo Windows 8”;

    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  5. O navegador será fechado e reaberto em tela cheia;
  6. Nessa etapa, você já está visualizando a interface do Chrome OS. Agora, basta efetuar o login e aproveitar todas as funcionalidades.

    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Vantagens

A grande vantagem de usar o Google Chrome dessa forma é poder aproveitar diversos apps com facilidade. Graças ao menu com atalhos e à barra de ícones (posicionada na parte inferior da tela), você pode alternar entre seus sites, jogos e programas favoritos em poucos cliques.

Além disso, você pode trabalhar com mais facilidade com os apps do Chrome, visto que há toda uma área de trabalho para você posicionar as janelas, o que garante mais espaço para editar imagens, por exemplo.

É interessante ainda que você tem uma experiência diferente com o visual do Chrome OS, sem perder as funcionalidades do Windows 8. Ao posicionar o mouse nos cantos da tela, você ainda verá as barras do sistema da Microsoft.

Vale notar que seus arquivos serão salvos normalmente nas pastas do Windows e você poderá interagir com outros softwares que já usa habitualmente, algo que não é possível no Chrome OS, que é um sistema que não trabalhar com arquivos do tipo EXE.

Desvantagens

Da mesma forma que você ganha alguns recursos, o Google Chrome com visual de Chrome OS acaba impedindo o aproveitamento completo dos sites da web. Nesse modo de uso, não é possível acessar páginas que utilizam tecnologias como o Silverlight e o Java, portanto, pode esquecer o Netflix, pois ele não roda neste modo.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Outra desvantagem é que você perde o acesso rápido (através da Barra de tarefas) aos aplicativos do Windows, sendo necessário voltar ao Menu do Windows ou ir direto para a Área de trabalho para poder abrir outro software.

Como você deve imaginar, essa função não instala o Chrome OS em sua máquina, portanto diversas configurações do sistema não vão aparecer. Não é possível, por exemplo, trocar o papel de parede (o fundo do Desktop é preenchido com um tom de cinza), bem como não há como alterar as configurações do sistema.

É importante ressaltar ainda que ao usar o Chrome em modo de tela cheia, o consumo de memória RAM aumenta consideravelmente, sendo que sem abrir nenhum site, o navegador utiliza 110 MB de memória.

Processos do Google Chrome no modo Chrome OS(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Ao abrir o Google, o YouTube, o Gmail e o Drive, o programa chegou a ocupar mais de 470 MB de memória RAM. Para comparar, abrimos os mesmos sites no navegador com sua interface padrão. Resultado: apenas 308 MB foram usados no Chrome em versão Desktop.

Desativando o novo visual

Vale notar que é possível desativar esta interface a qualquer momento. Basta acessar o menu do navegador e clicar em “Reiniciar o Google Chrome na área de trabalho”. Esperamos que você aproveite mais esta interface e tenha uma ótima navegação. Até a próxima!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.