Google Docs: como encontrar e usar modelos gratuitos de currículos

2 min de leitura
Imagem de: Google Docs: como encontrar e usar modelos gratuitos de currículos

(Fonte da imagem: La Comunicações)

Procurar um novo emprego é uma tarefa difícil, e tudo se inicia com a elaboração de um currículo capaz de atrair os seus futuros empregadores. É óbvio que a coisa mais importante de seu resumo profissional é a sua formação e as suas experiências prévias, mas ninguém pode negar que um documento visualmente bonito e bem organizado também conta pontos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Formatar um bom currículo manualmente é loucura: é necessário ficar atento ao espaçamento, cores, fontes, entrelinhas e diversos outros pormenores para que o documento final seja harmonioso e agradável de ler. Poucas pessoas têm paciência (e habilidade) para todo esse trabalho, e é por isso que todo mundo gosta tanto de modelos prontos (também conhecidos como templates).

E é nessa característica que o Google Docs, suíte de aplicativos online da Google, consegue superar facilmente o tão popular Office, desenvolvido pela Microsoft. O serviço (que é totalmente gratuito) conta com uma quantidade absurda de templates de alta qualidade para que você possa redigir seu currículo sem se preocupar com os aspectos visuais.

A coisa mais interessante é que o serviço permite que qualquer pessoa disponibilize seus próprios modelos para download gratuito na central de templates, o que aumenta ainda mais a quantidade de documentos de referência que você tem à disposição para criar seu resumo profissional. Resolvemos preparar este tutorial para mostrar a você o quão simples e rápido é usar um desses modelos através do Google Docs, sendo que você pode posteriormente imprimir seu currículo ou salvá-lo no seu computador em diferentes formatos de arquivo. Confira!

(Fonte da imagem: Empleada de Hogar)

Passo a passo

A primeira coisa que você deve fazer é acessar a central de templates do Google Docs; para isto, basta clicar neste link. Em seguida, localize a divisão “Limitar por categoria” e clique na opção “Currículos e cartas de apresentação”. O site listará todos os modelos de resumo profissional que você pode usar como base para criar o seu próprio documento.

São centenas de modelos para você escolher (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Você pode dar uma boa olhada em cada um dos templates clicando no link “Visualizar”. A pré-visualização será aberta em uma nova guia. Caso esteja satisfeito com o design do documento escolhido, clique no botão “Usar este modelo”, localizado no canto superior esquerdo da tela.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Você será redirecionado para o editor do Google Docs, que já estará com o modelo selecionado aberto e disponível para edição. Clique nos textos de exemplo e substitua-os por seus dados reais: nome, endereço, formas de contato, experiência, educação, habilidades, pretensões, referências...

É possível salvar seu documento em vários formatos de arquivo (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Quando tiver concluído seu trabalho, basta entrar no menu “Arquivo” para salvar o documento da maneira que lhe convier. Para guardá-lo no seu PC, localize a opção “Fazer download como” e escolha o formato de arquivo no qual você deseja guardar seu currículo (DOCX, ODT, RTF, PDF, TXT ou HTML). Caso prefira, você também pode clicar em “Imprimir” para enviar seu resumo diretamente para uma impressora.

Vale lembrar também que o documento ficará automaticamente salvo no seu Google Drive, podendo ser compartilhado com seus contatos de email e acessado a qualquer momento através de qualquer computador, tablet ou smartphone.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.