Como personalizar as pastas do seu computador com as suas séries favoritas

4 min de leitura
Imagem de: Como personalizar as pastas do seu computador com as suas séries favoritas

Que tal manter os arquivos de suas séries preferidas organizados em pastas dignas de um verdadeiro viciado em seriados de televisão? O Minha Série preparou um tutorial que explica, passo a passo, como personalizar as pastas de suas séries, mantendo-as com um visual muito mais atraente do que os ícones padrões de pastas do seu sistema operacional.

O processo pode ser trabalhoso — afinal, você vai precisar entrar nas configurações de cada pasta e selecionar um novo ícone, e muitos fãs de séries têm dezenas delas. Mas o resultado final vale a pena, como você pode conferir na imagem abaixo:

(Fonte da imagem: Minha Série)

Este tutorial foca em como personalizar suas pastas no Windows 8, mas, em outras versões do sistema operacional, o processo é muito parecido.

1 - Encontre os ícones

Nas plataformas Windows, o único formato de arquivo que pode ser escolhido para virar um ícone de pasta é o .ico. Mas muitas fontes disponibilizam esses ícones em outros formatos, inclusive para usuários de Mac, então fique atento a isso na hora de baixar as imagens de suas séries.

Para você baixar os arquivos, vamos recomendar o trabalho de Paulo del Valle, que disponibiliza centenas de ícones em sua galeria na rede social DeviantArt. As galerias de séries de A a Z trazem imagens até de clássicos da TV que já foram finalizados. E novamente: preste atenção se você está baixando um pacote para Windows ou para Mac!

(Fonte da imagem: Reprodução/DeviantArt)

Apesar de um grande trabalho em disponibilizar séries até o midseason 2013 (de janeiro a maio), infelizmente, essa galeria do Paulo não tem novas séries do summer season 2013 pra frente (junho em diante), então será preciso encontrar os ícones de séries mais recentes — e até imagens promocionais mais recentes — em outros locais.

A galeria de Jakub Janostik traz séries novas do summer season 2013 e do fall season do ano passado (setembro a dezembro), além de diversas opções de ícones para séries mais populares. Para quem já está de olho no que estreia neste começo de ano, recomendamos a galeria de Llyr86, que traz 22 ícones de novas séries deste midseason 2014.

(Fonte da imagem: Reprodução/DeviantArt)

O usuário Mr. Folder ainda disponibiliza mais de 100 ícones entre séries que ainda estão passando e outras clássicas que já acabaram.

2 - Baixe os ícones

Para facilitar o processo e manter essa pasta de ícones organizadas, recomendamos que você baixe esses pacotes de arquivos, que geralmente vêm no formato .rar, e os descompacte todos em uma mesma pasta.

Para baixar os ícones no DeviantArt, basta entrar na página de arquivos que deseja e encontrar o botão de dowload do lado direito da tela.

(Fonte da imagem: Reprodução/DeviantArt)

Escolha a pasta onde o arquivo compactado será baixado e, depois de concluído o download, abra o arquivo .rar.

Atenção: Depois de começar a personalizar os ícones, não mova, nem renomeie a pasta que contém com todos eles, caso contrário seu trabalho será todo perdido e você precisará reiniciar todo o processo de mostrar para o sistema o caminho onde está o ícone para cada pasta.

3 - Associe cada ícone à sua pasta

Depois de baixados todos os arquivos que você acha que vai usar, é hora de ir para a sua pasta de séries.

(Fonte da imagem: Minha Série)

Clique na primeira pasta com o botão direito do mouse, que abre diversas opções, e escolha o menu “Propriedades”. Dependendo do sistema operacional, haverá abas diferentes neste menu; no Windows 8, selecione a aba “Personalizado”. Depois, clique em “Alterar Ícone”.

(Fonte da imagem: Minha Série) (Fonte da imagem: Minha Série) (Fonte da imagem: Minha Série)

Na nova janela que abrir, você deve selecionar o botão “Procurar” e localizar o ícone na pasta onde você o salvou (no passo 2). Clique “Ok” até sair do menu de “Propriedades”.

(Fonte da imagem: Minha Série) (Fonte da imagem: Minha Série) (Fonte da imagem: Minha Série)

Quando retornar à pasta de séries, o que você personalizou já deve aparecer alterado. Repita a operação até conclui-la em todas as suas pastas.

(Fonte da imagem: Minha Série)

4 - Não encontro um ícone para aquela série que só eu vejo!

Se deparou com uma série que não está em nenhum pacote de ícones que você baixou? Hora de arregaçar as mangas e encontrar esse ícone na busca do DeviantArt. Digite o nome da série seguido do termos “folder icons”; por exemplo, "Broadchurch folder icons". Provavelmente você vai encontrar o que deseja. Mas atenção ao formato exigido pelo seu sistema operacional! Ou seja, não adianta baixar um arquivo .png, se ele só aceita .ico.

Mas pode acontecer de, depois de diversas procuras na busca da rede social e até do google, você não encontrar o ícone daquela série ou não achar uma imagem que você considere legal o suficiente. E agora, o que fazer?

5 - Faça o seu próprio ícone personalizado

Paulo del Valle — que disponibiliza centenas de ícones, como mostramos, também ensina — em um vídeo, como fazer a sua própria pasta personalizada no Photoshop, usando como base um template que ele disponibiliza neste link.

Depois de pronto o seu ícone exclusivo, basta associá-lo à pasta de sua série, como ensinamos no passo 3 deste tutorial.

E então, conseguiu personalizar suas pastas? Tem outras dicas para os fãs que querem fazer o mesmo? Encontrou dificuldades neste processo? Compartilhe com a gente nos comentários!

Via Minha Série

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.