Android: como personalizar a notificação de SMS de acordo com o conteúdo

2 min de leitura
Imagem de: Android: como personalizar a notificação de SMS de acordo com o conteúdo

Diferenciando notificações por conteúdo (Fonte da imagem: iStock)

Nem todas as mensagens que você recebe são iguais. No entanto, por natureza o seu smartphone as trata da mesma maneira, sem fazer qualquer tipo de diferenciação entre receber um anúncio publicitário ou um convite para uma festa. Isso não chega a ser um problema, mas pode fazer você verificar várias vezes o aparelho quando estiver esperando um contato especial.

Pensando nisso, alguns desenvolvedores criaram aplicações para tentar adaptar as notificações do smartphone para situações diferentes. Uma alternativa para obter esse tipo de modificação é o Mumble! Basic – For SMS. Para saber mais sobre como utilizar essa ferramenta, basta acompanhar o tutorial abaixo.

Pré-requisitos:

  • Mumble! Basic – For SMS instalado no seu Android.

Baixar Mumble! Basic – For SMS

Modo de funcionamento

Mumble! Basic – For SMS é um aplicativo que serve para adicionar um tom de vibração diferente para as mensagens recebidas no seu smartphone com Android. O app funciona analisando o grau de “intensidade do texto”. Assim, quando você receber mensagens com várias exclamações ou com letras maiúsculas, ele faz com que a vibração do aparelho seja mais longa e mais intensa, por exemplo. Repetição de caracteres também possui efeitos diferenciados.

O programa aplica a sua função para mensagens com conteúdo em português, porém ele possui diferenciações extras para textos em inglês, devido a uma função que procura ênfase em palavras específicas. Também vale reforçar que a diferença está na intensidade de vibração do smartphone e não nas cores das luzes ou em ativação do flash.

Segundo o desenvolvedor do aplicativo, em alguns smartphones pode ser necessário desativar manualmente as vibrações do programa utilizado para receber SMS. Essa alteração varia conforme o app e o dispositivo utilizados, mas pode ser facilmente encontrada nas configurações.

Mãos à obra

Uma vez instalado o aplicativo, ele já vem ativado e basta configurá-lo para otimizar o seu funcionamento com relação ao que você deseja. Para isso, na tela principal do aplicativo pressione a alternativa “Settings”.

Abrindo as configurações do programa (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Nas configurações, a primeira chave na tela serve para ativar ou desativar o programa e a segunda define se o aplicativo deve se manter ativo mesmo que o telefone esteja no modo silencioso. Em seguida, você deve configurar as características da vibração emitida. É possível escolher a frequência, indicando a cada quantas palavras ela deve ocorrer, por exemplo.

Também há como definir um limite de vibrações e uma intensidade (desde bem leve até muito forte). Da mesma maneira, você pode escolher se as notificações devem ser emitidas uma ou mais vezes. Então, você pode ligar (ou desligar) os filtros para captar empolgação, vibrar a cada sílaba de uma palavra e aplicar ênfase em termos específicos, lembrando que este último funciona apenas para o idioma inglês.

Por último, há como definir se mensagens com uma palavra e correção de erros de digitação devem ser ignorados.

Configurações e teste (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Após realizar as configurações, o programa apresenta uma “área de teste”. Ali, você pode escrever uma mensagem e pressionar o botão “Test it!” para verificar como seria a notificação emitida pelo seu smartphone ao recebê-la.

Considerações finais

Embora o aplicativo seja bem efetivo, vale se lembrar de que ele funciona apenas modificando a intensidade e o grau da vibração emitidos pelas notificações de mensagem. Assim, os efeitos obtidos certamente são diferentes do padrão do aparelho, mas variam bastante de acordo com as configurações escolhidas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.