Windows 8: como ver a Key (chave de registro) do sistema

1 min de leitura
Imagem de: Windows 8: como ver a Key (chave de registro) do sistema

Encontrando a Key do Windows 8 (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Após passar um longo período de tempo utilizando o computador, eventualmente pode ser necessário reinstalar o Windows, por diversos motivos. Quando isso acontecer, para fazer a operação você vai precisar da chave de registro (Key) do sistema, que normalmente está no manual ou no DVD original do produto.

Porém, se você não possui mais esses itens, pode ser realmente difícil recuperar a sua chave — diferente do ID do produto, que pode ser facilmente obtido nas propriedades do sistema. Entretanto, se você quer evitar passar por uma situação complicada caso seja necessário formatar o seu computador ou reinstalar o sistema, pode recorrer a um programa para descobrir a Key.

Para esse tutorial, vamos usar o Belarc Advisor, tanto pela sua facilidade de uso quanto pelo suporte ao Windows 8, mas existem outras ferramentas que também podem ser empregadas para a função, como será indicado posteriormente.

Pré-requisitos:

  • Belarc Advisor instalado no computador.

Baixar Belarc Advisor

Encontrando a Key

O Berlarc Advisor é um aplicativo que faz uma análise no seu computador e lista vários aspectos do hardware e do software presentes na máquina. Além disso, basicamente, tudo o que você vai precisar fazer para obter tais resultados é instalar o programa, pois ele dispensa configurações manuais e procedimentos complexos.

Antes de iniciar o processo, saiba que a Key do Windows é um número serial composto de 25 caracteres divididos em grupos de 5, diferente do ID, que conta com um agrupamento a menos. Após executar o Belarc Advisor, será necessário aguardar alguns instantes para que o processo seja concluído.

Ao final, um relatório é aberto no seu computador e o primeiro passo para encontrar a Key consiste em clicar no setor “Software Licenses”, exibido na coluna lateral esquerda da tela.

Acessando o setor de licenças (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Feito isso, você é levado diretamente ao setor com as licenças de vários produtos instalados no computador. Então, basta encontrar a combinação referente ao Windows e observar que, ali, é mostrado tanto o ID quanto a Key.

Visualizando a Key (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Prontinho! Agora é só anotar a informação em um local seguro para o caso de ela ser necessária no futuro. Se você quiser testar outros aplicativos para a função, pode optar por Magical Jelly Bean Keyfinder, KeyFinder Pro 2007 ou o WinGuggle, por exemplo. Porém, nem todos possuem suporte ao Windows 8.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.