Google+: como personalizar a URL do seu perfil

2 min de leitura
Imagem de: Google+: como personalizar a URL do seu perfil

Alterando a URL do Google+ (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Recentemente, a Google fez um anúncio indicando que passaria a oferecer URLs personalizadas para a sua rede social. A opção, que antes era restrita a perfis verificados e a empresas, já está disponível para quem tem um perfil que possua uma foto, ao menos 10 seguidores e cuja conta esteja ativada por um tempo mínimo de 30 dias.

Se você tiver todos os requisitos necessários, abaixo vamos explicar como fazer a ativação do seu endereço personalizado, mesmo que você não tenha recebido uma notificação da nova função via email. Vale apenas reforçar que esse procedimento não pode ser desfeito, então pense com cuidado antes de realizá-lo.

Modificando pelo convite

Algumas contas receberam um convite da Google por email para alterar a URL. Caso você seja uma delas, basta acessar essa mensagem, clicar em “Get URL” e seguir os procedimentos indicados na tela. Pode ser necessário fazer uma confirmação por meio de SMS em um número de celular válido para completar a operação.

Alterando via convite (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Caso você não tenha recebido a mensagem, mas deseje fazer a alteração, é possível realizá-la diretamente no Google Plus, como será explicado abaixo.

Fazendo a alteração pelo Google Plus

Com o seu perfil do Google Plus já aberto no navegador, clique em “Início” e escolha a alternativa “Perfil”.

Abrindo o perfil (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Em seguida, clique na função “Sobre”, que serve para entrar nos detalhes da sua conta na rede social da Google.

Entrando nos dados do perfil (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Feito isso, role a página e localize o setor “Links”, na lateral direita da tela. Observe que nesse local da tela há uma categoria chamada “URL do Google+” e, ali, você deve clicar no botão “Adquirir URL”.

Adquirindo a URL (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Então, uma nova janela é aberta exibindo todos os endereços pré-aprovados pela Google para a mudança. Nela, você deve selecionar a alternativa desejada e, após uma leitura cautelosa dos termos de contrato, marcar a opção de que está ciente e concorda com eles. Quando tudo estiver corretamente escolhido, clique em “Alterar URL”.

Escolhendo o endereço (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Agora, uma nova tela é exibida para confirmar a mudança. Se tudo estiver conforme o desejado, clique em “Confirmar escolha”.

Confirmando a operação (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Prontinho! Feito isso, o seu perfil passa a ser exibido no endereço escolhido. Em alguns casos, você também pode receber um aviso logo ao acessar o Google Plus, exibido na parte superior da tela e, se for essa a sua situação, basta clicar diretamente no botão para adquirir a URL, evitando ter que realizar todo o procedimento.

Considerações finais

Ao contrário de algumas redes sociais, uma vez modificada a URL do Google Plus, não é possível voltar atrás ou transferir o endereço para outra pessoa. Por isso, pense se você realmente deseja fazer a alteração e escolha com cuidado o modelo, pois ele é definitivo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.