WhatsApp: como enviar mensagens para vários contatos com cópias ocultas

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp: como enviar mensagens para vários contatos com cópias ocultas

Enviando mensagens com cópia (Fonte da imagem: iStock)

O WhatsApp é uma ótima fonte de comunicação, especialmente pelo fato de várias pessoas serem adeptas do programa. Assim, há sempre uma grande chance dos seus amigos já utilizarem a aplicação, evitando que você precise convidá-los para poder trocar mensagens. Uma das grandes vantagens do serviço está no fato de ele possuir uma série de recursos e ser de uso simples.

Porém, pode acontecer de você querer enviar uma mensagem para várias pessoas, mas não desejar que elas necessariamente saibam que outros contatos a receberam. Para essa tarefa, o WhatsApp conta com uma função chamada “Transmissão”, que funciona mais ou menos como a função de “cópia oculta” presente em vários clientes de email.

Por meio dela, é possível mandar uma mesma mensagem para vários contatos ao mesmo tempo, mas sem revelar os destinatários para qualquer um deles. Se você quer saber como usar o recurso, basta seguir os passos descritos abaixo.

Utilizando o recurso

Para começar, entre na tela “Conversas” do WhatsApp, pressione o botão de opções do aplicativo e escolha a alternativa “Transmissão”. Veja que uma nova tela é exibida e, nela, você deve digitar os nomes dos contatos desejados no campo disponível, colocando o nome deles e tocando na alternativa correspondente a eles nos resultados.

Abrindo o recurso e adicionando contatos (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Quando todos os amigos estiverem na sua lista, utilize o botão “Avançar”.

Adicionando os contatos (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Em seguida, digite a mensagem desejada e, uma vez finalizada, basta clicar no botão de envio. É possível mandar texto ou mídia, como se você estivesse mandando uma mensagem individual. Feito isso, a sua “transmissão” passa a constar no topo da janela de chats do WhatsApp.

Enviando a mensagem (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Ao tocar nela, você pode observar um gráfico indicando quantos contatos já receberam a mensagem enviada. Ao tocar na imagem, uma nova tela é aberta exibindo o conteúdo enviado e os destinatários.

Prontinho! (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Os contatos que receberem a sua mensagem enviada por meio de uma Transmissão tem a possibilidade de respondê-la individualmente. É possível utilizar o recurso para enviar um texto para até 50 contatos, mas os destinatários precisam ter o seu número na agenda para que recebam o conteúdo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.