iOS: como editar arquivos de áudio com o app Gravador

1 min de leitura
Imagem de: iOS: como editar arquivos de áudio com o app Gravador

Quem é novo no sistema operacional dos aparelhos da Apple, o iOS, talvez ainda não saiba nem da existência de um gravador de sons disponível nativamente e pronto para ser usado.

Mesmo que você o conheça, há grandes chances de nunca tê-lo utilizado por muito tempo, nem vasculhado as suas configurações para descobrir todo o potencial do aplicativo.

Se este for o seu caso, o presente tutorial pretende mostrar tudo o que você pode fazer ao utilizar a opção Gravador disponível no seu iOS. Embora essa não seja uma das ferramentas mais completas, conta com uma excelente qualidade de áudio e a opção de recortar arquivos de som, de modo a possibilitar o isolamento apenas do trecho mais relevante de uma gravação, por exemplo.

Pré-requisito

  • Aparelho com iOS.

Faça você mesmo

Na tela principal do seu aparelho, selecione “Utilities” para exibir todas as opções dentro do grupo.

Toque o ícone do Gravador para executá-lo.

Com o aplicativo aberto, toque na opção no canto inferior esquerdo para exibir a lista de arquivos gravados.

Essa lista exibe todos os arquivos de som disponíveis: toque à esquerda para executá-los e assim identificar qual item modificar. A seta à direita mostra mais opções.

Selecione “Recortar”.

A barra na parte superior do menu exibido pode ser redimensionada e movida à vontade, ajudando você a selecionar apenas um trecho específico. Use o botão de execução para escutar a seleção e toque “Recortar Gravação” para terminar o serviço. Tome cuidado apenas para não cometer nenhum engano, pois o arquivo original é perdido depois que o recorte é realizado.

Ao selecionar a opção de compartilhamento, é possível escolher entre mandar o som por email ou mensagem de texto.

Caso você decida excluir algo da lista, use Apagar > Apagar Gravação.

Pronto, agora você já sabe como mexer no Gravador de áudio do seu iOS. Uma última opção relevante a ser mencionada está na tela de configurações, em que você selecionou “Recortar” anteriormente. Ao tocar o nome do arquivo, é possível selecionar uma etiqueta para renomear o item de acordo com ela (ajudando a identificá-lo quando houver várias gravações na lista) .

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.