Como usar o tradutor do Google em qualquer site que você visita

2 min de leitura
Imagem de: Como usar o tradutor do Google em qualquer site que você visita

O Google Chrome é um exemplo de navegador que oferece a alternativa de traduzir uma página inteira de um idioma para o outro, permitindo que você leia em outras línguas sem exatamente saber falar nada nelas. Contudo, o que acontece se você está aprendendo alemão, por exemplo, e deseja ver a tradução apenas de palavras específicas? Nesse ponto, o Chrome não ajuda, e nem outros navegadores.

Contudo, existe um script para Greasemonkey chamado Google Translator Tooltip Expanded, com o qual é possível grifar palavras e mostrar a tradução do serviço online sem precisar abrir outra guia com ele carregado. Embora a extensão não suporte o Chrome, é possível simplesmente adicionar o script ao browser como se fosse um complemento: a funcionalidade é a mesma.

Pré-requisitos

  • Firefox instalado;

Baixar Mozilla Firefox

  • Greasemonkey instalado;

Baixar Greasemonkey para Firefox

  • Google Chrome instalado (caso você o prefira);

Baixar Google Chrome

  • Acesse a página do Google Translator Tooltip Expanded.

Faça você mesmo

Como fazer o Google Translator Tooltip Expanded funcionar no Chrome é um pouco mais complexo, já que o navegador não conta com o Greasemonkey, vamos começar a explicação por ele. No penúltimo parágrafo, você encontra a descrição de como o processo funciona no Firefox.

Com a página do script aberta, clique em “Install” para baixar o script para o computador – aparece então uma mensagem de erro, dizendo que não é possível realizar a instalação, mas isso é normal; o download foi realizado.

Acesse o menu de opções no navegador e abra Ferramentas > Extensões.

Com a pasta em que o script foi baixado visível, arraste o arquivo sobre a tela que exibe a listagem de extensões instaladas no Chrome.

Selecione “Adicionar” na janela aberta.

Agora, sempre que você selecionar um texto, um botão com Google Translate aparece abaixo dele.

Ao passar o mouse sobre esse ícone, a descrição do dicionário daquilo grifado aparece.

No entanto, as configurações do script estão definidas para tornar a detecção automática, o que não gera resultados muito bons. Clique sobre o ícone de adição (“+”), no canto da janelinha aberta, para marcar o idioma de partida (“From”) e aquele no qual você deseja ver a tradução (“To”; note que a função “To 2” não parece funcionar corretamente).

Os idiomas disponíveis são os mesmos do Google Translate, então basta selecioná-los corretamente para conseguir uma tradução mais precisa do que a exibida pelo próprio serviço online.

Caso você utilize o Firefox, basta clicar em “Install” na página do script e selecionar novamente “Install” na janela aberta para ativá-lo.

Pronto, agora ficou muito mais fácil traduzir as palavras que você não conhece em textos estrangeiros, de modo a aprender o seu significado como meio de reforço quando você estiver estudando um idioma específico.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.