YouTube: como redimensionar o vídeo conforme o tamanho da janela do browser

1 min de leitura
Imagem de: YouTube: como redimensionar o vídeo conforme o tamanho da janela do browser

Talvez você não se importe em alterar por conta própria a resolução e o tamanho do vídeo exibido pelo YouTube, porém essa tarefa pode ser automatizada, deixando você com a única função de assistir ao clipe sem se preocupar com mais nada. Com o script Resize YouTube Player, você consegue deixar o processo mencionado automático, bastando ter o Greasemonkey instalado.

Pré-requisitos

  • Firefox instalado;

Baixar Mozilla Firefox

  • Greasemonkey instalado;

Baixar Greasemonkey para Firefox

  • Google Chrome instalado (caso você o prefira);

Baixar Google Chrome

  • Acesse a página do Resize YouTube Player.

Redimensionar

Faça você mesmo

Como fazer o Resize YouTube Player funcionar no Chrome é um pouco mais complexo, já que o navegador não conta com o Greasemonkey, vamos começar a explicação por ele. No penúltimo parágrafo, você encontra a descrição de como o processo funciona no Firefox.

Com a página do script aberta, clique em “Install” para baixar o script para o computador – ao fazer isso, aparece uma mensagem de erro, dizendo que não é possível instalar o complemento, mas isso é normal e o download foi realizado.

Acesse o menu de opções no navegador e abra Ferramentas > Extensões.

Com a pasta em que o script foi baixado visível, arraste o arquivo sobre a tela que exibe a listagem de extensões instaladas no Chrome.

Selecione “Adicionar” na janela aberta.

A extensão vai aparecer na lista do browser.

Feito isso, agora todo vídeo do YouTube é arrastado para a parte superior do Chrome, deixando o campo de pesquisa, comentários e vídeos relacionados abaixo do clipe. Além disso, ele é redimensionado automaticamente conforme você altera o tamanho da janela, podendo ficar grande...

Ou bem pequeno.

No caso de você usar o Firefox, clique em “Install” na página do script e selecione “Install” na janela aberta.

Vale lembrar também que, além de mudar o tamanho do vídeo, esta extensão também altera a sua qualidade, de forma que ela acompanhe a dimensão da janela; por exemplo: isso é útil quando você deixa a tela pequena, pois é irrelevante carregar o vídeo em HD nessa situação.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.