Como fazer ligações de graça pela internet? [vídeo]

4 min de leitura
Imagem de: Como fazer ligações de graça pela internet? [vídeo]

Quando o assunto é telefonia, a sabedoria popular sempre foi bastante criativa. Quem nunca conheceu pelo menos um método de fazer ligações sem pagar nada? Segurar o último dígito, apertá-lo três vezes após terminar de digitar o número e grafite no cartão telefônico são apenas algumas das dezenas de lendas urbanas sobre telefonemas gratuitos.

Com a popularização da internet, novas tentativas e maneiras de realizar chamadas gratuitamente surgiram. Sabendo dessa compulsão por falar sem pagar, muitas pessoas mal-intencionadas a utilizaram como pretexto para disseminar vírus e outras pragas virtuais. E novamente o sonho da ligação grátis morreu.

Porém, por mais que muita gente ainda desconfie, existem, sim, modos de fazer telefonemas sem gastar um centavo para isso, e através do próprio celular. Ficou curioso? Saiba então como com este artigo do Baixaki!

Fring

Uma alternativa para smartphones é o Fring. Ele é um programa que pode ser utilizado em plataformas como iPhone, Windows Mobile, Android e Symbian, e permite que você converse com todos os seus contatos do MSN, GTalk e Skype através do smartphone, seja por 3G ou por Wi-Fi.

O grande destaque desse programa é não exigir que a outra pessoa o utilize para a chamada ser realizada. No caso do MSN, por exemplo, basta você fazer o telefonema para que seu amigo receba o convite para uma conferência de áudio sem que você não gaste nada para isso.

Fring para iPhone.

Skype

Outra alternativa para falar de graça é através de um aplicativo já bastante popular. A versão para computadores do Skype tem enorme sucesso, mas ele também pode ser usado em celulares de diferentes sistemas.

Há versões para iOS 4.0 em diante, Android 2.1 em diante e Symbian com funcionalidades iguais às do programa convencional. Com ele, é possível ligar para qualquer amigo que também tenha uma conta no programa e esteja em um smartphone ou no PC. Mas vale lembrar que a gratuidade é apenas entre contas Skype e, caso você tente ligar para um número fixo ou outro celular, vai pagar por isso.

Skype para Android.

Skype para Android.

Talky

O Talky é uma solução parecida com o Skype. Ele faz chamadas gratuitas entre usuários do serviço, além de ligações para fixos e celulares através de créditos. Com ele, é possível conversar com pessoas do mundo todo pelo computador, celular e pelo tablet Orby.

Deve-se fazer um cadastro e começar a usá-lo em um computador, ou então criar um número específico para seu celular. O cadastro é simples, mas tem algumas perguntas pessoais, como CPF. Você deve conferir sua caixa de entrada, pois, na mensagem recebida, vai haver um link que envia um SMS para seu celular com um código que ativa sua conta.

Com o cadastro feito, você recebe gratuitamente 30 minutos de ligações para números fixos de qualquer lugar para o mundo. O aplicativo online tem um teclado numérico, bastando usá-lo para fazer as chamadas.

Discador Talky.

Viber

Para você que tem um iPhone ou algum aparelho Android, uma dica é o Viber. Ele faz ligações gratuitas, desde que as duas pessoas tenham o aplicativo instalado. Caso contrário, a ligação é redirecionada para o sistema de telefonia.

É necessário cadastrar o seu número de celular com código de área. Então você recebe um SMS com um código de segurança, o qual deve ser registrado para usar o aplicativo. O Viber não usa nomes de usuários ou apelidos, e sim o número de telefone como identificador.

O aplicativo reconhece automaticamente os contatos que são cadastrados no sistema. Assim, não é necessário uma lista de contatos diferente da sua agenda telefônica. Ele também avisa quando alguém tentou entrar em contato enquanto você estava offline.

Viber para Android.

Viber para Android.

Ligações patrocinadas

Você viu diferentes possibilidades até agora, mas não possui um iPhone e o que você quer é ligar do seu celular para outro sem gastar ou baixar nada. Conheça então a novidade que faz exatamente isso.

O Freakom é um serviço para telefones móveis que possui um sistema bastante simples e interessante: você digita asterisco, zero, o código da operadora e o número desejado e faz ligações de até um minuto sem pagar nada por isso.

Freakom

É claro que esse telefonema tem de ser pago por alguém, e é aí que entra a “chamada patrocinada”. Esse tempo gratuito que você tem para conversar é pago por algum anunciante e, por conta disso, antes de falar, você ouve uma pequena propaganda de até 24 segundos. Em seguida, tem um minuto para falar sem custo algum. Caso o tempo expire, basta repetir o processo.

Mas antes que você se empolgue e saia fazendo ligações por aí, saiba que o Freakom só está disponível, por enquanto, com a operadora Sercomtel, de Londrina (PR). Porém já foi anunciado que, em breve, outras localidades e operadoras vão desfrutar das facilidades do serviço.

Agora que você já sabe como fazer chamadas completamente de graça, que tal ligar para aquela pessoa com quem você não conversa há muito tempo? Aproveite e conte nos comentários se esse artigo lhe foi útil!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.