Como remover o 22Find dos seus navegadores

6 min de leitura
Imagem de: Como remover o 22Find dos seus navegadores

Removendo as alterações do 22Find (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Muitas vezes, na hora de instalar um programa no computador, acabamos adicionando alguns itens extras. Isso é muito comum quando o aplicativo é baixado por meio de um instalador, pois você pode nem perceber a presença dos adicionais ao executar o procedimento de instalação no computador.

Infelizmente, alguns desses opcionais podem fazer uma bagunça nas suas configurações, especialmente com relação aos navegadores, o que pode ser particularmente difícil de arrumar. Um dos itens mais conhecidos é o 22Find. Se você acabou concordando em adicioná-lo na máquina e fez todas as mudanças propostas, saiba que há como removê-lo.

Isso requer uma série de passos, conforme explicado no tutorial abaixo.

Mozilla Firefox

Vamos começar mudando novamente a página inicial do navegador. Para isso, clique no botão do Firefox, selecione a alternativa “Opções” e escolha “Opções” novamente.

Abrindo as configurações do Firefox (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Em seguida, entre na guia “Geral”. Veja que, como página inicial do navegador, está configurada a opção definida pelo 22Find. Primeiro, apague completamente o conteúdo desse campo.

Apagar o 22Find (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Então, escreva o endereço desejado e clique em “OK” para confirmar as suas alterações.

Definindo o novo endereço (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Agora, vamos remover a extensão criada pelo 22Find. Primeiro clique no botão do Firefox e selecione a alternativa “Complementos”.

Abrindo a administração de complementos (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Na nova janela aberta, clique em “Extensões”. Localize o 22Find e clique no botão “Excluir”.

Excluindo o complemento (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Também é preciso redefinir o mecanismo de busca desejado para o navegador. Para isso, no campo de busca do Firefox, clique na setinha presente ao lado da opção selecionada e escolha a alternativa “Organizar pesquisas”.

Organizar pesquisas (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Uma nova janela é aberta e, nela, você deve selecionar a alternativa 22Find e clicar no botão “Excluir”. Clique em “OK” para confirmar as alterações. Reinicie o Firefox.

Excluindo o mecanismo (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Por último, vamos consertar os atalhos do Firefox. Primeiro, clique com o botão direito do mouse no atalho presente na Barra de tarefas e escolha a opção “Desafixar este programa da barra de tarefas”.

Desafixar o atalho (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Feito isso, localize o atalho para o Firefox na Área de trabalho, clique nele com o botão direito do mouse e escolha “Propriedades”.

Propriedades do atalho (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Entre na aba “Atalho”. No campo destino, selecione e exclua o endereço de internet exibido depois de “Firefox.exe”. Mas tenha cuidado: preste bastante atenção para remover somente a URL e nada do que estiver escrito antes dela. Clique em “OK” para concluir a tarefa.

Removendo a página (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Agora, vamos devolver o atalho para a Barra de tarefas do Windows. Abra uma janela do Firefox, clique com o botão direito do mouse no ícone exibido na Barra de tarefas e escolha a opção “Fixar este programa na barra de tarefas”.

Devolvendo o atalho (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Prontinho! Você está livre do 22Find no Firefox!

Google Chrome

Primeiro, vamos alterar a página inicial do navegador. Para isso, clique no botão de configurações do Chrome (na forma de três barras) e selecione a alternativa “Configurações”.

Abrindo as configurações do Chrome (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Em “Inicialização”, clique na opção “Configurar páginas”.

Configurando a página inicial (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Na nova janela aberta, localize a página do 22Find, selecione-a e clique no “X” exibido logo ao lado da alternativa. Clique em “OK” para confirmar a alteração.

Removendo o 22Find (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para remover o 22Find do mecanismo de pesquisa do navegador, em “Pesquisa” clique no botão “Gerenciar mecanismos de pesquisa”.

Arrumando a pesquisa (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Agora, na nova tela exibida, localize a alternativa do 22Find, selecione-a e clique no “X” exibido logo ao lado da alternativa. Clique em “OK” para confirmar a alteração.

Excluindo da pesquisa (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O próximo passo é limpar as novas abas abertas no navegador. Para isso, em “Aparência”, na alternativa “Mostar botão “Página Inicial””, clique em “Alterar”.

Configturando novas abas (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Em um primeiro momento, a página definida pelo 22Find estará selecionada. Tudo o que você precisa fazer é escolher a opção “Usar a página “Nova Guia””. Clique em “OK” para confirmar a modificação.

Restaurando o padrão (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Então, vamos remover o complemento adicionado pelo 22Find. Primeiro clique no botão de configurações do Chrome (na forma de três barras), selecione a alternativa “Ferramentas” e escolha “Extensões”.

Abrindo as extensões (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Feito isso, localize o 22Find e clique no botão de excluir presente ao lado direito da opção. Concluídas estas alterações, reinicie o Google Chrome.

Excluindo a extensão (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Por último, vamos consertar os atalhos do Chrome. Primeiro, clique com o botão direito do mouse no atalho presente na Barra de tarefas e escolha a opção “Desafixar este programa da barra de tarefas”.

Removendo o atalho (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Feito isso, localize o atalho para o Chrome na Área de trabalho, clique nele com o botão direito do mouse e escolha “Propriedades”.

Abrindo as propriedades do atalho (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Entre na aba “Atalho”. No campo destino, selecione e exclua o endereço de internet exibido depois de “Chrome.exe”. Mas tenha cuidado: preste bastante atenção para remover somente a URL e nada do que estiver escrito antes dela. Clique em “OK” para concluir a tarefa.

Retirando a URL (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Agora, vamos devolver o atalho para a Barra de tarefas do Windows. Abra uma janela do Chrome, clique com o botão direito do mouse no ícone exibido na Barra de tarefas e escolha a opção “Fixar este programa na barra de tarefas”.

Restaurando o atalho (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Prontinho! Agora você removeu o 22Find completamente do Google Chrome.

Internet Explorer

Começando pela alteração da página inicial do navegador, clique no botão de configurações do Internet Explorer e selecione a alternativa “Opções da Internet”.

Abrindo as opções de internet (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Em seguida, entre na guia “Geral”. Observe que, como página inicial do navegador, está configurada a opção definida pelo 22Find. Primeiro, apague completamente o conteúdo desse campo. Então, escreva o endereço desejado e clique em “OK” para confirmar as suas alterações.

Corrigindo a página inicial (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Agora, vamos alterar o mecanismo de busca do navegador. Ainda na guia “Geral”, no setor de “Pesquisa”, clique em “Configurações”.

Abrindo as configurações de pesquisa (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Feito isso, a janela de gerenciamento de extensões é aberta. Nela, marque o Bing como o mecanismo-padrão do navegador e clique em “Aplicar” para salvar as configurações. Então, na mesma tela, remova o 22Find da lista. Clique em “OK” para confirmar a mudança. Reinicie o Internet Explorer.

Removendo o 22Find do IE (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Por último, vamos consertar os atalhos do Internet Explorer. Primeiro, clique com o botão direito do mouse no atalho presente na Barra de tarefas e escolha a opção “Desafixar este programa da barra de tarefas”.

Excluindo o atalho (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Feito isso, localize o atalho para o Internet Explorer na Área de trabalho, clique nele com o botão direito do mouse e escolha “Propriedades”.

Abrindo as propriedades do atalho do IE (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Entre na aba “Atalho”. No campo destino, selecione e exclua o endereço de internet exibido depois de “Iexplore.exe”. Mas tenha cuidado: preste bastante atenção para remover somente a URL e nada do que estiver escrito antes dela. Clique em “OK” para concluir a tarefa.

Removendo a página do 22Find (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Agora, vamos devolver o atalho para a Barra de tarefas do Windows. Abra uma janela do Internet Explorer, clique com o botão direito do mouse no ícone exibido na Barra de tarefas e escolha a opção “Fixar este programa na barra de tarefas”.

Fixando o novo atalho (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Prontinho! O 22Find foi removido também do Internet Explorer.

Agora que você terminou

Como você deve ter observado, esse é um procedimento trabalhoso. Agora que você está livre de todas as alterações do 22Find, vale tomar certo cuidado para não acabar reinstalando o produto e sendo obrigado a repetir todos esses processos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.