Como criar um ponto de restauração no Windows 8 [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: Como criar um ponto de restauração no Windows 8 [vídeo]

Atenção! Este tutorial é destinado para quem utiliza o Windows 8. Se você utiliza o XP, clique aqui. Caso tenha o Vista, clique aqui. E se possui o Windows 7, clique aqui.

É comum que durante o uso do computador a gente instale e remova uma infinidade de softwares. O problema é que essa constante cópia e exclusão de arquivos pode ocasionar falhas de operação do próprio sistema operacional.

Para evitar que você perca informações, documentos, músicas, fotos e executáveis e tenha grandes dores de cabeça, o Windows conta com a ferramenta de Restauração do sistema, a qual serve para salvar as configurações da máquina em determinado momento.

Assim, caso ele venha a apresentar problemas após esse marco, é possível recuperar o seu estado de funcionamento normal antes da falha ocorrer. Neste artigo, vamos ensinar você a criar um ponto de restauração no Windows 8.

1. Acessar as propriedades do "Computador"

A primeira coisa a ser feita é acessar as propriedades do diretório “Computador” do seu PC. Para isso, você deve posicionar o cursor do mouse no canto inferior direito da tela e clicar na opção “Configurações” do menu lateral apresentado. Em seguida, é preciso selecionar o item “Painel de Controle”.

Ampliar

Feito isso, uma janela do Windows Explorer é exibida. Nela, clique em “Sistema e Segurança” e, logo na sequência, em “Sistema”. Na página mostrada, selecione a opção “Proteção do sistema” para acessar as configurações de segurança do Windows 8.

Ampliar

1.1 Modo alternativo

Existe uma outra maneira de chegar a esse mesmo menu de configurações: você deve abrir uma janela do Windows Explorer (o atalho para essa ação é Tecla Windows + E), acessar a aba “Computador” e selecionar a opção “Propriedades”.

Ampliar

Por fim, certifique-se de acessar a seção “Proteção do Sistema” da janela de configuração exibida (vide imagem abaixo).

2. Criar o ponto de restauração

Acessado esse menu, chegou enfim a hora de criar o ponto de restauração. Antes de qualquer coisa, selecione o disco de armazenamento do qual você deseja registrar um marco de restituição. Lembre-se: a repartição selecionada deve conter os arquivos de instalação do Windows, caso contrário a restauração pode não funcionar.

Ampliar

Com o disco requerido devidamente indicado, pressione o botão “Criar”. Ao fazer isso, uma nova janela é aberta, na qual você deve inserir uma descrição que o recorde do momento em que o ponto de restauração foi criado. Pode ser a data em que o procedimento foi realizado, o nome do programa que será instalado na sequência ou o que você achar melhor.

Ampliar

Efetuada essa ação, a plataforma automaticamente entra em operação e cria o ponto de restauração. Uma pequena janela exibe o progresso e, ao final, informa se o procedimento foi concluído com sucesso ou não.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.