Photoscape: como fazer um GIF animado

Aprenda a criar pequenas imagens animadas em poucos passos usando este prático aplicativo.
  • Visualizações78.737 visualizações
Por Jonathan D. Machado em 28 de Agosto de 2012

O Photoscape certamente tem um lugar de destaque entre as ferramentas de edição de imagens, oferecendo uma boa quantidade de ferramentas sem a complexidade de programas mais profissionais, como o Photoshop.

Uma das mais procuradas é o recurso de criação de GIFs, que são pequenos arquivos de imagens com uma animação de curta duração. Se você ainda tem dúvidas sobre como utilizá-la, continue acompanhando este guia do Tecmundo.

Criando animação GIF

Naturalmente, é necessário que você tenha o software Photoscape instalado no seu computador para conseguir prosseguir com este tutorial. Para baixá-lo, clique no link do Baixaki logo abaixo.

 

Baixar PhotoScape

 

Depois que você fizer o download e a instalação, inicie o aplicativo. Logo na tela de boas-vindas, o Photoscape já mostra o item “Animação GIF” entre as opções de ferramentas macro. Comece clicando nele.

Photoscape: como fazer um GIF animado (Fonte da imagem: Tecmundo)

Agora, use o botão “Adicionar” na parte de cima para inserir as fotos que devem ser usadas na animação. Arrastar os arquivos de imagens de uma pasta para dentro do programa também funciona.

Photoscape: como fazer um GIF animado (Fonte da imagem: Tecmundo)

Note que, assim que você colocar o segundo arquivo, um pequeno preview de como a animação vai ficar já aparece na parte de baixo da interface, com as duas imagens alternando entre uma e outra.

Photoscape: como fazer um GIF animado (Fonte da imagem: Tecmundo)

O tempo-padrão de alteração entre as elas é de meio segundo, mas você pode mudar esse parâmetro clicando em “Alterar tempo”. Já o botão “Mudar Efeito”, logo abaixo, permite que você use efeitos mais elaborados do que simplesmente piscar as imagens na alteração.

Photoscape: como fazer um GIF animado (Fonte da imagem: Tecmundo)

É possível, por exemplo, fazer os arquivos “rolarem” de um lado para o outro, de cima para baixo, e muito mais. Outras opções, como a cor do plano de fundo e a proporção da imagem, também podem, ser alteradas na mesma tela.

Depois que você estiver satisfeito com as configurações, basta clicar em “Salvar” para criar o seu arquivo com extensão GIF. Pronto! Agora você já pode usar a sua pequena imagem de animação como quiser.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!