Windows: como desabilitar a confirmação de exclusão de arquivos

1 min de leitura
Imagem de: Windows: como desabilitar a confirmação de exclusão de arquivos

Sempre que você tenta enviar um arquivo para a Lixeira do Windows, uma tela de confirmação de exclusão é exibida, a qual pode fazer você deixar de deletar algo por engano ao se esquecer dela. Com este guia, você aprende a remover essa mensagem, mas apenas quando o arquivo for enviado para a Lixeira (apagar algo via Shift + Del continua a exibir a confirmação, já que esse método exclui itens permanentemente).

Faça você mesmo

Quando você tenta deletar um arquivo, uma mensagem de confirmação sempre aparece.

Para mudar isso e desativar essa tela, primeiro é necessário que o ícone da Lixeira esteja sendo exibido na sua Área de trabalho. Caso você precise ativar a exibição, clique em qualquer parte vazia do Desktop e selecione “Personalizar”.

Na tela aberta, escolha “Alterar ícones da Área de trabalho”.

Marque o item “Lixeira” e aplique a alteração.

Com o ícone exibido, clique com o botão direito sobre ele e abra “Propriedades”.

Em seguida, desmarque a caixa “Exibir caixa de diálogo de confirmação de exclusão” e clique em “OK”.

Caso você segure a tecla Shift antes de selecionar “Excluir” no menu de contexto de um arquivo, ou use o atalho Shift + Del, uma confirmação é exibida mesmo com as alterações acima tendo sido realizadas.

Não há como remover essa caixa de diálogo porque a exclusão feita por meio desse atalho tem caráter definitivo, isto é, você consegue recuperar os arquivos apagados apenas com a ajuda de um programa como o Recuva. Contudo, caso você delete arquivos normalmente, além de não aparecer nenhuma confirmação, ainda é possível recuperá-los restaurando os itens de Lixeira.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.