Windows: como habilitar miniaturas para qualquer formato de vídeo

1 min de leitura
Imagem de: Windows: como habilitar miniaturas para qualquer formato de vídeo

Independente de você deixar ou não os codecs de seu computador sempre atualizados, boa parte dos formatos de vídeo disponíveis não apresenta uma miniatura referente a um trecho do arquivo quando o modo de visualização no Windows Explorer permite a exibição de thumbnails.

Como o sistema operacional não apresenta uma solução para o problema, você precisa instalar o programa Media Preview para possibilitar que as miniaturas de qualquer formato de vídeo sejam exibidas.

Pré-requisitos

  • Media Preview instalado.

Baixar Media Preview

Faça você mesmo

Com o programa devidamente instalado, a tela exibida ao executá-lo permite a marcação de vários formatos de arquivos: selecione quais deseja associar ao programa e clique em “Apply”.

Os itens que não recebem a interferência do Media Preview aparecem desta forma:

Com a aba “Testing and Cache” aberta, arraste o arquivo sem thumbnail para o alvo na tela.

Essa função altera individual e manualmente as miniaturas, porém você pode usar a opção “Fill Up Thumbnail Cache” (marcando “Force Update”) para que o programa analise todos os vídeos no disco rígido e realize as alterações necessárias para que eles exibam corretamente as suas imagens de pré-visualização.

O resultado fica assim:

A aba “Settings” permite a configuração das miniaturas, deixando você mudar efeitos de iluminação, por exemplo, entre outros aspectos.

Com a guia “Advanced”, na parte “Thumbnail Adornment”, você pode desmarcar as duas alternativas disponíveis para remover o símbolo do tocador responsável por abrir o vídeo e o enfeite de filme fotográfico (rolo de cinema) ao redor da imagem da miniatura. Dessa forma, além de ela ficar relativamente maior, acaba também sendo gerada mais rapidamente pelo Media Preview.

Com as alterações realizadas acima, seus arquivos de vídeo devem passar a exibir thumbnails adequadamente. Ao fazer qualquer mudança nas configurações, não se esqueça de usar a opção “Apply” para aplicá-las. Além disso, note que algumas das opções disponíveis no Media Preview não funcionam com o Windows XP.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.