VLC Media Player: como converter, baixar e assistir a vídeos da internet

1 min de leitura
Imagem de: VLC Media Player: como converter, baixar e assistir a vídeos da internet

VLC Media Player é um tocador de vídeos completo pelo fato de estar sempre atualizado com os últimos codecs lançados, tornando-o capaz de rodar qualquer arquivo de mídia. Tamanha versatilidade tornou o player extremamente famoso, sendo usado por muita gente ao redor do mundo. Porém, você está usando todas as opções diponibilizadas pelo programa? Este tutorial ensina você a usar três delas que são pouco conhecidas.

Pré-requisitos

  • VLC Media Player.

Faça você mesmo

Primeiramente, vamos ensinar você a assistir a um vídeo do YouTube usando o VLC Media Player, ação que também serve como base para outras possibilidades do programa. Para isso, acesse Mídia > Abrir Fluxo de Rede ou simplesmente use o atalho Ctrl + N.

Na janela aberta, selecione a aba “Rede” e use o espaço disponível para colocar o endereço do vídeo que você deseja tocar – ele pode ser do YouTube ou de qualquer outro site que ofereça um link direto para o arquivo. Selecione “Reproduzir” (Alt + P).

Caso você marque o item “Exibir mais opções”, é possível designar o momento do vídeo em que ele deve começar a ser executado.

Novamente usando o atalho Ctrl + N, em vez de escolher reproduzir o link, clique sobre a seta ao lado da opção e selecione “Converter” (Alt + C).

A tela exibida permite que você designe o destino do arquivo convertido e escolha um perfil de conversão. A partir dele, você pode escolher qual o formato de saída do vídeo (MPEG, Webm, OGG, MP4, WAV, FLV, MKV, RAW, AVI, WMV, entre outros).

Há como criar seu perfil de conversão personalizado, sendo possível escolher quais codecs utilizar, taxa de bits e de quadros por segundo, entre outras características. Ao lado de “Perfil”, escolha o ícone da direita para criá-lo.

A última opção a ser abordada é aquela que permite a criação de listas de reprodução. Para visualizá-la, use o comando Ctrl + L ou selecione Exibir > Lista de Reprodução. Para adicionar o vídeo que está sendo executado no momento, use Ctrl + Y ou Mídia > Salvar Lista de Reprodução. Finalmente, o atalho Ctrl + N adiciona itens a ela, porém dessa vez a opção escolhida deve ser “Enfileirar”, ou Alt + E – repita várias vezes para adicionar quantos vídeos quiser.

Estas foram apenas três das alternativas disponíveis para você usar neste programa. Fique ligado no Tecmundo para mais tutoriais sobre como usar opções pouco conhecidas do VLC Media Player!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.