)
Uma das praticidades do Ubuntu está no seu gerenciador de atualizações. Ele é o responsável por manter todos os pacotes em dia, garantindo que você esteja sempre com a última versão dos seus aplicativos instalada no computador. Porém, nem sempre as coisas saem como um desenvolvedor espera e você pode ter problemas.
Nossos vídeos em destaque
Um novo pacote pode conter problemas que interfiram no funcionamento da aplicação no Ubuntu. Para evitar esse tipo de situação, você sempre pode recorrer a uma versão anterior, ao menos até que o programa fique estável. Neste tutorial, vamos ensinar como fazer um “downgrade”, ou seja, utilizar o pacote anterior de um aplicativo na distribuição do Linux.
Voltando ao anterior
Antes, gostaríamos de esclarecer que esta técnica só é possível devido ao fato de o sistema operacional armazenar várias versões de um pacote no seu repositório. Dessa maneira, quando o Ubuntu faz uma atualização, na verdade ele “adiciona” o novo aplicativo em um diretório especialmente desenvolvido para tal.
Ainda assim, o antigo permanece no repositório central, permitindo que você possa voltar a versão anterior de um aplicativo. Porém, isso só pode ser feito na interface gráfica por meio do gerenciador de pacotes “Synaptic” do Ubuntu.
Mãos à obra
Primeiro, é necessário instalar o gerenciador de pacotes “Synaptic” (o que pode ser feito por meio da Central de Software do Ubuntu). Clique no botão da Central de Software e diginte “synaptic” no campo de busca. Localize o aplicativo na lista e utilize o botão de instalação para concluir o processo.
)
Após a instalação, abra o Synaptic a partir do gerenciador de aplicativos.
)
Uma vez aberto o Synaptic, localize uma versão mais antiga do aplicativo que você quer instalar digitando uma palavra-chave no campo de busca presente na interface do programa. Em seguida, selecione-o, clicando nele.
)
Então, acesse o menu “Pacotes” e escolha a opção “Forçar versão”.
)
Veja que uma nova janela é aberta. Ali, você deve escolher a versão desejada, na caixa de seleção “Forçar versão”, e clicar no botão “Forçar versão” para concluir.
)
Feito isso, clique em “Aplicar” para que as suas alterações sejam armazenadas pelo sistema (caso contrário, ele continuará com o pacote mais recente).
)
Agora, vamos garantir que, por mais que haja atualizações, o programa selecionado continue na versão que você escolheu. Para isso, vamos bloquear as alterações. Ainda com o aplicativo selecionado na lista do Synaptic, entre no menu “Pacotes” e clique em “Bloquear versão”.
)
Dessa forma, você garante que o Ubuntu não tente fazer a atualização desse programa na próxima vez que for executada uma atualização dos pacotes instalados.