Windows XP: como remover a mensagem "esta cópia do Windows não é original"

3 min de leitura
Imagem de: Windows XP: como remover a mensagem "esta cópia do Windows não é original"

(Fonte da imagem: Divulgação / Microsoft)

Apesar de já ter uma data de validade anunciada, o Windows XP ainda é um dos sistemas operacionais mais usados, e seus usuários não pretendem deixá-lo tão cedo. Por isso, ainda existem aqueles que, ao utilizarem um computador com o XP, recebem mensagens de erro ou avisos da Microsoft em relação ao SO.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Uma das mensagens que algumas pessoas podem receber é a de que a cópia do Windows não é original. Uma solução para esta mensagem é incluir uma chave de ativação válida para o sistema operacional, mas, em alguns casos, se o problema persistir, você pode removê-la.

Entendendo a atualização KB905474

O Windows XP, assim como versões mais atuais do sistema operacional, realiza atualizações de segurança através da internet. Essas atualizações podem ter como função fechar brechas de segurança ou consertar alguns bugs encontrados no sistema.

Uma dessas atualizações tem o nome de KB905474. Ela, na verdade, serve para realizar uma varredura no sistema operacional checando as chaves de ativação dele. Caso a key utilizada no seu computador esteja ativada em mais de um computador ao mesmo tempo, a mensagem de que a cópia do Windows pode não ser original será exibida.

(Fonte da imagem: Reprodução / Clube do Hardware)

Isso acontece porque foi instalado no SO o Windows Genuine Advantage, que sempre realizará a varredura no computador em busca de chaves de ativação que já estão em uso ou estejam em alguma blacklist da Microsoft.

Notem que, mesmo com o aviso, o Windows ainda deve funcionar, podendo, em alguns casos, apenas retirar o papel de parede que você havia escolhido, deixando uma tela preta com um aviso de que você pode não estar utilizando um software original.

Retirando a mensagem de alerta

Digamos que você recebeu a mensagem de aviso e não tem como incluir uma chave válida para o Windows XP. Como proceder? Para resolver esta situação, você precisará do seguinte aplicativo:

— RemoveWGA

Depois de baixar o aplicativo, execute-o normalmente no seu computador. Como o próprio nome do programa indica, o RemoveWGA retira a atualização KB905474 (e, subsequentemente, o Windows Genuine Advantage).

(Fonte da imagem: Reprodução / Baixaki)

Isso deve resolver a questão das mensagens, mas não significa que o sistema não poderá trazer o WGA novamente na próxima atualização. Portanto, você deve realizar uma configuração que deverá ficar ativada dessa forma até o momento que você incluir a chave original do Windows XP.

Configurando as atualizações do sistema operacional

Conforme comentamos, a mensagem de alerta faz parte de uma atualização do Windows XP. Com o RemoveWGA, você a retira do computador, mas, na próxima vez que o sistema de atualizações do Windows operar, ela retornará à sua máquina.

Para evitar que isso aconteça, é necessário que você modifique a forma como o seu computador é atualizado. Provavelmente, seu PC está configurado para atualizar automaticamente quando conectado à internet.

Vá até o Painel de Controle e selecione Sistema. Nas propriedades do sistema, escolha a aba “Atualizações Automáticas”. Ali, mude a opção de atualização automática e escolha a opção “Avisar, mas não fazer o download nem instalá-las automaticamente”.

(Fonte da imagem: Reprodução / Clube do Hardware)

Agora, sempre que o Windows XP precisar atualizar, você será avisado e terá a opção de permitir ou não o download da atualização. Além disso, você poderá escolher exatamente quais delas serão baixadas. É aqui que você pode barrar, por um tempo, o WGA.

Eventualmente, será solicitada a instalação da atualização KB905474. Desmarque a caixa de seleção dela e feche a janela. O Windows deve mostrar, então, a opção de não exibir mais avisos sobre aquela atualização específica. Caso faça isso, o WGA não será mais instalado no seu computador.

No momento, a Microsoft conta apenas com esta ferramenta para verificação de chaves de ativação do Windows, mas nada impede que outras formas apareçam.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.