Como gerenciar acessos a portas USB

Deixar seu PC protegido contra os perigos dos pendrives é mais fácil do que parece.
  • Visualizações7.180 visualizações
Por Paulo Guilherme em 21 de Junho de 2012

Como gerenciar acessos a portas USB (Fonte da imagem: iStock)

A grande vantagem dos pendrives é que, por se comportarem exatamente como uma partição do computador, eles permitem que você os use da maneira que bem entender, transferindo dados e executando aplicativos.

O problema é que isso nem sempre é vantajoso: é possível instalar arquivos maliciosos no dispositivo, danificando o sistema em que ele se conectar enquanto informações importantes podem ser roubadas com extrema facilidade.

Por isso, o Tecmundo preparou um tutorial simples para quem quer ter controle total do que está acessando as portas USB de seu computador usando um poderoso aplicativo chamado USB Disk Manager.

Pré-requisitos

 Como gerenciar acessos a portas USB

Como fazer

Usando o USB Disk Manager, você vai conseguir ter muito mais proteção em seu computador. Porém, antes, é preciso configurá-lo – do contrário, seus sistemas de segurança vão permanecer desativados e ele não vai trazer vantagem alguma.

Mas não se preocupe, pois todos os campos são extremamente simples de serem ativados. O programa é dividido em três tipos de proteção, separados em diferentes abas:

Write Protect

Como gerenciar acessos a portas USB (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Voltado para quem quer usar o USB Disk Manager no próprio pendrive, a ferramenta impede que dados possam ser copiados do computador para um dispositivo USB, evitando que os vírus se espalhem para seu aparelho. Para ativá-lo, acesse sua respectiva aba e marque a opção “Turn on Write Protection”.

Esta alteração só tem efeito nos pendrives que forem conectados depois da ativação. Por isso, reconecte os dispositivos que já estiverem em sua máquina.

Execute Deny

Como gerenciar acessos a portas USB (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Impede que programas de dentro do dispositivo USB sejam executados, protegendo seu computador de vírus de execução automática que se escondem em um pendrive, por exemplo. Para ligá-lo, acesse a aba “Execute Deny”, marque a opção “Software Execution Denied” e reinicie o sistema.

Disable USB

Como gerenciar acessos a portas USB (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Desabilita as funções de gravar e ler os arquivos do pendrive, bloqueando qualquer transferência de dados de um aparelho para outro. Basta acessar a aba desta ferramenta e clicar no item “Disable USB Removeable Disks” para que a proteção entre em efeito.

Assim como o “Write Protect”, esta alteração só tem efeito nos pendrives que forem conectados depois da ativação. Por isso, reconecte os dispositivos que já estiverem em sua máquina.

Proteção contínua

Como gerenciar acessos a portas USB (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O USB Disk Manager pode garantir muito mais controle aos dispositivos que acessam seu PC, mas ter que ligá-lo sempre que o sistema é iniciado deixa o sistema vulnerável a ameaças (principalmente para os mais esquecidos). Para evitar isso, acesse a aba “Settings” e ative a opção “Automatically starts this when I log to Windows”.

.....

Embora o USB Disk Manager aumente consideravelmente a proteção de seu computador ao interagir com arquivos USB, é importante avisar que ele pode se mostrar uma faca de dois gumes, uma vez que ele bloqueia processos sem qualquer diferenciação entre o que é malicioso ou não.

Assim, caso ele esteja atrapalhando de alguma forma, basta desativá-lo, ligando-o de volta quando for novamente necessário.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!