Monografando: o programa definitivo para formatar trabalhos acadêmicos

3 min de leitura
Imagem de: Monografando: o programa definitivo para formatar trabalhos acadêmicos

Formate os seus trabalhos sem esforço (Fonte da imagem: iStock)

Embora não seja uma situação geral, para muitos estudantes mais aterrorizante do que montar uma monografia ou trabalho de conclusão de curso é deixá-lo de acordo com as regras e padrões da ABNT. Se você também não gosta da parte da formatação, saiba que existe um aplicativo que faz tudo para você.

Saiba como deixar o seu projeto formatado sem qualquer tipo de esforço com o Monografando.

Pré-requisitos:

  • Programa Monografando.

Clique para baixar o monografando

Na formatação correta

O Monografando é um programa cujo objetivo central é facilitar a vida de quem está fazendo uma monografia ou um trabalho de conclusão de curso. Com ele, você pode concentrar os seus esforços apenas em redigir em vez de ter que se preocupar se a formatação está completamente dentro dos padrões da ABNT.

Basicamente, o programa divide o projeto e aplica as normas da ABNT em todas as páginas do seu trabalho. Um dos grandes destaques vai para a interface, que é bem intuitiva e organizada em abas para facilitar os preenchimentos.

Aplicando as normas da ABNT

O programa dispensa instalação, basta executá-lo diretamente a partir do arquivo armazenado no computador. Logo ao abrir o aplicativo, ele exibe uma página para você preencher com os dados do seu trabalho. Insira as informações com cuidado nos campos, pois é a partir desse modelo que será gerada a folha de rosto do seu trabalho. Quando terminar, clique em “Criar monografia”.

Preenchendo os dados da folha de rosto (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Feito isso, veja que o aplicativo abre uma nova janela dividida em abas. Cada uma delas tem uma função específica no seu projeto. Em “Capítulos”, você vai desenvolver o texto propriamente dito. Na lateral esquerda, você encontra os setores do seu trabalho, sendo que o campo da direita é para você escrever o conteúdo correspondente a cada uma dessas partes.

Escrevendo os capítulos do trabalho (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Veja que, inicialmente, só aparecem duas divisões (na lateral esquerda) — uma para a introdução e outra para a conclusão. Para adicionar mais setores, clique em “Inserir capítulo”. Feito isso, preencha o título e clique em “Confirmar”. Veja que ele já aparece imediatamente listado na interface do programa.

Adicionando mais capítulos (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Para alterar a ordem das partes do trabalho, basta selecionar o capítulo desejado e movê-lo por meio dos botões “Mover capítulo para cima”, “Mover capítulo para baixo”, “Mover capítulo para dentro” ou “Mover capítulo para fora”, conforme a sua necessidade de posicioná-lo. Com relação ao texto, você pode inserir citações, imagens e tabelas. Também há como negritar ou colocar o texto em itálico.

A segunda guia, “Resumo”, é a parte reservada para o resumo da monografia, como o próprio nome sugere. Há também um segundo campo, para você inseri-lo no idioma inglês, como é solicitado por algumas universidades. Vale lembrar que o aplicativo não traduz o texto, apenas disponibiliza o local para a inserção do trecho já pronto.

Fazendo o resumo (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Ambos os campos possuem um limite de caracteres, afinal é apenas um resumo do conteúdo. Nessa mesma tela, também há os campos para você adicionar as palavras-chaves do projeto (nos dois idiomas). Na aba “Outros”, há espaço para a dedicatória, os agradecimentos e a epígrafe.

Adicionando os elementos extras (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Já em “Referências”, você pode incluir as referências bibliográficas do trabalho. Para isso, clique em “Inserir Referência” e preencha todos os campos solicitados para a inclusão.

Inserindo referência (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Uma vez concluído todo o trabalho, é hora de montá-lo para a entrega. Para isso, entre na aba “Arquivos” e clique no botão “Gerar”.

Gerando a monografia (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Feito isso, o trabalho é confeccionado na ordem correta e você pode escolher se deseja que ele seja criado em DOC ou PDF.

Gerando o documento (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

O Monografando é um ótimo aplicativo para você se concentrar no que realmente interessa em um trabalho: o conteúdo. Agora, você já sabe a quem recorrer na hora de deixar uma monografia ou TCC dentro das regras da ABNT.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.