Google Shopping: como fazer compras de forma inteligente e salvar bons trocados

2 min de leitura
Imagem de: Google Shopping: como fazer compras de forma inteligente e salvar bons trocados

Página inicial do Google Shopping traz categorias de tablets e iPods (Fonte da imagem: Reprodução/Google Shopping)

Não tem jeito: na hora de fazer uma boa compra, o ideal é pesquisar muito, até encontrar a melhor relação de custo-benefício. Por isso, é muito comum, em compras online, recorrer aos sites que comparam preços e mostram qual é a loja mais barata a oferecer determinado produto. Pois com o Google Shopping essa tarefa fica ainda mais prática.

Para começar, a ferramenta aceita diversos comandos já consagrados pelo mecanismo de buscas mais popular da internet. Se você quiser pesquisar o preço de televisores, mas não deseja ver os modelos com tela de plasma, por exemplo, basta procurar por “tv -plasma”. Se quiser ver apenas os modelos com tela de LED, substitua “-plasma” por “+led”, e assim por diante.

Comparando preços

O resultado apresentado pelo Google Shopping é bastante semelhante ao de uma busca comum, mas possui detalhes que tornam a ferramenta mais interessante. Um deles é o botão “Comparar preços”, logo abaixo do valor dos itens listados. Ao clicar sobre ele, o consumidor poderá ver qual é a variação de valor do mesmo produto em diversas lojas, podendo escolher aquela em que confiar mais ou oferecer o menor preço.

Pesquise pelo produto que deseja comprar (Fonte da imagem: Reprodução/Google Shopping)

Além disso, o menu desdobrável “Classificar por” permite que o resultado seja reordenado por relevância ou preço: do menor para o maior e vice-versa. Além disso, o Google Shopping também é capaz de informar quais lojas estão próximas de você, de acordo com a localização informada pelo seu endereço de IP.

Filtrando resultados

Outro elemento importante da interface do Google Shopping é a barra lateral, que permite um refinamento dos resultados apresentados. Para começar, é possível marcar a caixa de seleção “Itens novos” para que apenas os produtos recém-cadastrados sejam exibidos pelo Google Shopping. Dessa forma, você não corre o risco de comprar algo que não consta mais em estoque, por exemplo.

Além disso, também é possível estabelecer uma faixa de valores para a sua pesquisa, o que torna os resultados mais de acordo com o seu bolso. Nesse caso, basta preencher os campos destacados com “R$” e, em seguida, clicar em “Ir”.

Descubra qual loja oferece o preço mais em conta (Fonte da imagem: Reprodução/Google Shopping)

Logo abaixo, o consumidor também pode selecionar uma loja em específico, clicando sobre o nome dela. A opção “Qualquer loja” listará ofertas de todos os estabelecimentos cadastrados no site.

A página de produtos também possui resenha de pessoas que já compraram aquele bem e que, por isso, podem apontar os pontos positivos e negativos do item em questão. Esse é um bom recurso para quem pretende adquirir algo que ainda não teve a possibilidade de experimentar. Muito mais prático do que “bater perna” atrás daquilo que você procura, certo?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.