Android: como personalizar a lista de contatos

2 min de leitura
Imagem de: Android: como personalizar a lista de contatos

Deslize o dedo para os lados e a lista de contatos rotacionará como um cubo (Fonte da imagem: Reprodução/Play)

A lista de contatos do Android já é bastante funcional, mas com a instalação de aplicativos extras pode ficar ainda melhor ou no mínimo mais interessante. Um dos apps que possibilitam essa personalização é o GO Contacts EX, software gratuito e de apenas 2,8 MB, mas repleto de funcionalidades.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Depois de instalar o aplicativo via Google Play, execute-o para conferir o novo visual que pode ser usado em seu smartphone. A primeira característica a ser notada é que, ao deslizar o seu dedo para a direita ou esquerda, com o objetivo de alternar entre as telas do discador e da agenda, o GO Contacts EX rotaciona como um cubo 3D, de maneira semelhante à apresentada pelo Compiz, no Linux.

Além disso, a tela de contatos possui algumas vantagens em relação à lista do aplicativo-padrão, a começar pela barra de pesquisa, que permite procurar por nome, letra, empresa ou palavra-chave.

A tela de favoritos também fica mais bonita, com thumbnails grandes dos contatos para os quais você costuma ligar ou enviar mensagem. E por falar em comunicação, o GO Contacts EX também permite que você envie mensagens para grupos de usuários, sem a necessidade de adicionar um a um à conversa.

Gerenciamento mais intuitivo de grupos (Fonte da imagem: Reprodução/Play)

E a organização dos grupos também é muito simples, feita na base do “arrastar e soltar” contatos para cada conjunto. É possível também unir contatos repetidos sem perder informações que possam estar diferentes entre eles.

Mais cores ao desktop

Trocou o papel de parede e acha que as cores da agenda ou do discador não combinam? Pois saiba que o GO Contacts EX também possui suporte para temas. Para isso, basta pressionar o botão de menu e selecionar a opção “Temas”.  A princípio, são duas skins disponíveis: uma mais voltada para as cores preta/cinza e outra para azul/cinza. A aba “More Themes” oferece configurações adicionais, que podem ser compradas pelo Google Play. O preço médio é de R$ 4.

O software também conta com a função de exportação e importação de contatos via cartão SD, significando que você poderá fazer um backup dos dados e, posteriormente, apagá-los, já que terá a chance de recuperá-los quando quiser.

Caso tenha gostado do GO Contacts EX, você pode usá-lo como software-padrão substituindo por completo o app do Android. Caso resolva manter os dois instalados, o telefone perguntará, antes de discar, qual é o app que você deseja utilizar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.