Autoruns: como se livrar de pragas que atacam o Windows

2 min de leitura
Imagem de: Autoruns: como se livrar de pragas que atacam o Windows

(Fonte da imagem: iStock)

Mesmo com antivírus e outros programas que combatem possíveis invasões em nossos computadores, alguns vírus e spywares conseguem encontrar brechas na segurança e acabam se instalando no sistema.

Muitas vezes, uma simples varredura elimina qualquer problema, mas, em alguns casos, o ataque é tão agressivo que impossibilita qualquer ação de combate ao vírus.  Para esse tipo de situação que existe a alternativa “Autoruns”.

Criado pela empresa SysInternals (que depois foi comprada pela Microsoft), o Autoruns ajuda a gerenciar todos os aplicativos que iniciam junto com o Windows. No caso de vírus que impedem a ação de antivírus ou que simplesmente estão escondidos, o programa pode evitar que eles sequer sejam iniciados, protegendo assim as informações contidas na máquina.

Para desativar os vírus sem um antivírus, você vai precisar utilizar o Autoruns, que pode ser baixado clicando aqui.

Identificando arquivos maliciosos

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)

Já com o Autoruns iniciado, você verá uma tela com diversos aplicativos. Normalmente, os programas que aparecerão são legítimos, mas, para se assegurar disso, verifique algumas informações:

— Na coluna “Publisher”, caso o programa seja um aplicativo normal, deve existir a  informação sobre a empresa que o criou.

— Verifique o nome do programa. Caso você reconheça o arquivo, verifique apenas o endereço dele, já que existem vírus que se passam por aplicativos reais. Procure nomes de programas genéricos e que você não conhece. É interessante você analisar com cuidado todas as entradas.

—Geralmente, malwares podem ser encontrados na aba “Logon”, mas isso não é uma certeza. Portanto, verifique a aba “Everything” para conseguir analisar melhor as entradas de programa.

Bloqueando os arquivos

Agora que você já identificou algum aplicativo malicioso, chegou a hora de impedir que ele inicie junto com o Windows. Selecione o programa e escolha “Delete”. Isso vai apagar uma entrada no registro do Windows, fazendo com que o arquivo em questão não abra assim que o sistema operacional rode.

(Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)

Feito isso, reinicie o computador. Assim que o Windows iniciar, verifique o Autoruns e o Gerenciador de Tarefas para confirmar se o programa retirado do registro não está sendo executado. Outro meio é verificar a maneira como o computador está operando e se existem momentos em que a máquina parece estar estranha.

Agora que o malware não está funcionando, você pode realizar a exclusão dele, deletando o arquivo EXE ou DLL em questão. Essa ainda não é a solução absoluta, mas ajuda bastante quando um antivírus não está funcionando como deveria.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.