Picmonkey: como criar montagens

3 min de leitura
Imagem de: Picmonkey: como criar montagens

Criando montagens em instantes (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Não há como negar que as fotografias são uma forma de “guardar” bons momentos — mesmo que eles já tenham passado, com as imagens você pode garantir que nunca sejam completamente esquecidos. Além de guardar fotos, há quem goste de fazer grandes painéis com elas, para manter as lembranças e as pessoas queridas ainda mais próximas.

Porém, programas de edição profissional, como o renomado Photoshop, nem sempre oferecem maneiras simples de operação, especialmente para quem quer apenas aplicar um efeito ou fazer um quadro de fotografias, por exemplo. Para esse tipo de função, você pode recorrer a programas mais amigáveis, como o Picmonkey. Abaixo, segue um tutorial de como montar um painel de imagens com o aplicativo.

Pré-requisitos:

  • Acessar o serviço Picmonkey.

Clique para acessar o Picmonkey

Saiba mais sobre o Picmonkey

O objetivo central do PicMonkey é oferecer uma interface amigável e com ênfase em deixar a sua função o mais visual possível. Adicionalmente, ele é um ótimo editor de imagens online, oferecendo ferramentas para corte, redimensionamento e alterações de cor, bem como uma série de filtros de efeito e opções de personalização, como textos e outros itens, que podem ser acrescentados à sua fotografia.

Além disso, para usar este aplicativo você não precisa realizar qualquer tipo de cadastro e nem mesmo fazer algum download. Basta apenas enviar as fotografias desejadas (a partir do seu computador) e começar as alterações.

Criando o painel

Após acessar a página do serviço, clique em “Create a collage”.

Abrindo o serviço (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Veja que uma nova página é aberta. Nela, observe que há três botões na vertical esquerda da página. Para começar, vamos escolher o modelo da montagem a ser criada, clicando no segundo botão. Feito isso, uma série de combinações é exibida para que você possa escolher aquela que mais for do seu agrado. Ao passar o mouse sobre os itens, uma pequena pré-visualização é aberta.

Escolhendo o layout (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Para selecionar qualquer um dos modelos, basta clicar nele. Isso faz com que ele seja aberto em uma escala grande na tela.

Exibindo layout (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Agora, vamos começar a adicionar as imagens. Para isso, clique no primeiro botão da vertical esquerda (com o símbolo de uma foto) e clique em “Upload fotos”. Como uma maneira alternativa, você pode simplesmente utilizar a alternativa “Upload” presente na parte superior da tela. Feito isso, escolha as fotografias no seu computador. É possível tanto enviar um arquivo por vez quanto vários em um único procedimento.

Começando o upload das imagens (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Veja que as fotografias enviadas aparecem no canto esquerdo da tela. Para posicioná-las no painel a ser criado, basta clicar e “arrastar” qualquer uma das imagens até o quadro em que você deseja colocá-la. Se você não gostar do resultado, pode “retirar” uma foto de determinado local passando o mouse sobre a figura e clicando no “X” que aparece no canto superior direito dela.

Posicionando as imagens (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Se você quiser trocar duas imagens de lugar, basta arrastar uma delas até o local em que a outra se encontra. Feito isso, a posição das duas fotografias é automaticamente modificada. Da mesma forma, se uma foto ficar “cortada”, você pode movê-la com o mouse até que ela fique da maneira que você julgue mais apropriada.

Caso deseje, é possível modificar o tamanho do painel digitando uma nova dimensão nos campos disponíveis abaixo dele. Também é permitido bloquear ou destravar a proporção de tamanho clicando no cadeado. Ali, você também pode modificar o layout no qual os quadros são exibidos na tela, utilizando a ferramenta de girar.

Ferramenta de girar e de modificar o tamanho (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

O Picmonkey ainda permite adicionar alguns efeitos simples à sua montagem. Para isso, clique no botão com o formato de uma aquarela (na vertical esquerda da tela). Nele, você encontra ferramentas para modificar o espaçamento entre as imagens, deixar os cantos arredondados, modificar a cor do fundo (ou deixá-lo completamente transparente).

Editando detalhes (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Quando tudo estiver conforme o esperado, clique em “Save”.

Salvando no computador (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Veja que uma nova janela é aberta para que você possa definir o nome do arquivo e a qualidade da imagem. Feito isso, clique em “Save collage” e escolha o local do computador no qual o novo arquivo deve ser armazenado. O procedimento demora apenas alguns segundos e uma mensagem mostra quando ele é concluído.

Agora você já sabe como montar um quadro de fotografias de maneira simples e rápida, sem precisar instalar qualquer tipo de editor complexo no computador.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.