Android: como saber quando o uso de armazenamento e banda está no limite

2 min de leitura
Imagem de: Android: como saber quando o uso de armazenamento e banda está no limite

Os pacotes de internet oferecidos pelas operadoras de celular geralmente consideram a quantidade de dados utilizados durante as conexões para fazer a cobrança ou para limitar o seu acesso ao serviço.

Sendo assim, saber a quantidade de dados que está sendo usada é algo extremamente importante, até mesmo para evitar que no final do mês você gaste uma grana com a conta do smartphone, por ter utilizado o serviço em excesso.

Para isso, é possível configurar o seu aparelho para que ele exiba um relatório de uso da banda, escolhendo os dias do mês em que a análise deve começar e terminar. Outra opção é estabelecer um ponto máximo de utilização e fazer com que o armazenamento seja bloqueado assim que esse limite seja alcançado. Tudo isso você aprende a fazer neste rápido tutorial.

Pré-requisito

Apenas os aparelhos que rodam a versão 4.0 ou ICS (Ice Cream Sandwich) do Android podem ser utilizados neste turotial. Isso porque os lançamentos mais antigos do sistema operacional da Google não oferecem a função que permite realizar as personalizações necessárias ensinadas neste guia.

Como saber a quantidade de dados utilizada

1.  Acesse o ícone de configurações do seu Android e selecione o item “Uso de dados”;

2. Quando a tela de dados aparecer, você confere um gráfico que mostra resumidamente o uso da banda que está sendo feito no momento. Para escolher o dia de início e de fim desse relatório mensal, selecione a data mostrada ao lado do texto “Ciclo do uso de dados”;

3. Escolha o dia que será considerado pelo sistema como o novo início do clico – sendo que o final é estabelecido automaticamente, fechando 30 dias corridos. Clique em “Definidas” para fechar a tela e confirmar a alteração;

Com os passos feitos até agora, você fez a personalização da forma como o relatório vai ser apresentado. Mas você pode ir mais além escolhendo também o limite para o uso da banda.

4. Para fazer isso, marque a caixa de seleção “Definir limite de dados móveis”;

5. Assim que você fizer isso, um aviso é mostrado na tela, alertando sobre a função que desativa automaticamente sua conexão quando o limite de banda for atingido. Mas não é preciso se preocupar com o conteúdo dessa mensagem, apenas clique em “Ok” e siga em frente;

 

6. Depois disso, duas barras são mostradas na tela: uma chamada limite e a outra, aviso. A primeira delas, representada pela cor vermelha, permite que você escolha o ponto máximo de uso que o sistema pode chegar, fazendo com que o armazenamento de dados seja bloqueado quando essa quantidade for atingida.

 

A segunda barra, mostrada na cor amarela, serve para configurar uma taxa alta de uso da banda, mas que ainda é aceitável. Nesse caso, o sistema exibe um aviso para alertar sobre a utilização excessiva;

7. Assim que você tiver feito as escolhas e o processo estiver completo, basta sair da tela de configurações para que as mudanças sejam aplicadas automaticamente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.