Android: como saber quando o uso de armazenamento e banda está no limite

Evite gastos excessivos no fim do mês sabendo o uso de dados feito pelo seu aparelho e escolha um limite para que a conexão seja bloqueada automaticamente.
  • Visualizações11.475 visualizações
Por Luana Lima em 6 de Junho de 2012

Os pacotes de internet oferecidos pelas operadoras de celular geralmente consideram a quantidade de dados utilizados durante as conexões para fazer a cobrança ou para limitar o seu acesso ao serviço.

Sendo assim, saber a quantidade de dados que está sendo usada é algo extremamente importante, até mesmo para evitar que no final do mês você gaste uma grana com a conta do smartphone, por ter utilizado o serviço em excesso.

Para isso, é possível configurar o seu aparelho para que ele exiba um relatório de uso da banda, escolhendo os dias do mês em que a análise deve começar e terminar. Outra opção é estabelecer um ponto máximo de utilização e fazer com que o armazenamento seja bloqueado assim que esse limite seja alcançado. Tudo isso você aprende a fazer neste rápido tutorial.

Pré-requisito

Apenas os aparelhos que rodam a versão 4.0 ou ICS (Ice Cream Sandwich) do Android podem ser utilizados neste turotial. Isso porque os lançamentos mais antigos do sistema operacional da Google não oferecem a função que permite realizar as personalizações necessárias ensinadas neste guia.

Como saber a quantidade de dados utilizada

1.  Acesse o ícone de configurações do seu Android e selecione o item “Uso de dados”;

Android: como saber quando o uso de armazenamento e banda está no limite

2. Quando a tela de dados aparecer, você confere um gráfico que mostra resumidamente o uso da banda que está sendo feito no momento. Para escolher o dia de início e de fim desse relatório mensal, selecione a data mostrada ao lado do texto “Ciclo do uso de dados”;

Android: como saber quando o uso de armazenamento e banda está no limite

3. Escolha o dia que será considerado pelo sistema como o novo início do clico – sendo que o final é estabelecido automaticamente, fechando 30 dias corridos. Clique em “Definidas” para fechar a tela e confirmar a alteração;

Android: como saber quando o uso de armazenamento e banda está no limite

Com os passos feitos até agora, você fez a personalização da forma como o relatório vai ser apresentado. Mas você pode ir mais além escolhendo também o limite para o uso da banda.

4. Para fazer isso, marque a caixa de seleção “Definir limite de dados móveis”;

5. Assim que você fizer isso, um aviso é mostrado na tela, alertando sobre a função que desativa automaticamente sua conexão quando o limite de banda for atingido. Mas não é preciso se preocupar com o conteúdo dessa mensagem, apenas clique em “Ok” e siga em frente;

 

Android: como saber quando o uso de armazenamento e banda está no limite

6. Depois disso, duas barras são mostradas na tela: uma chamada limite e a outra, aviso. A primeira delas, representada pela cor vermelha, permite que você escolha o ponto máximo de uso que o sistema pode chegar, fazendo com que o armazenamento de dados seja bloqueado quando essa quantidade for atingida.

 

A segunda barra, mostrada na cor amarela, serve para configurar uma taxa alta de uso da banda, mas que ainda é aceitável. Nesse caso, o sistema exibe um aviso para alertar sobre a utilização excessiva;

7. Assim que você tiver feito as escolhas e o processo estiver completo, basta sair da tela de configurações para que as mudanças sejam aplicadas automaticamente.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!