menu
Logo TecMundo
Produto

Windows: 2 boas dicas para aumentar o espaço em disco

Saiba como se livrar de vírus que atrapalham o funcionamento do seu computador.

schedule06/06/2012, às 10:07

(Fonte da imagem: iStock)

É comum que, com o tempo, o disco rígido dos nossos computadores comece a ficar cheio demais. São vários os documentos que vamos acumulando e, em algum momento, é necessário realizar uma limpeza. Você faz backups, desinstala alguns programas que não usaria mais e, mesmo assim, o computador ainda parece ter arquivos demais.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Isso geralmente acontece pelo acúmulo de arquivos que muitos de nós nem temos noção de que existem, como temporários e de restauração do Windows. Todos eles vão acumulando e é necessário realizar a exclusão deles para que o disco rígido realmente seja liberado. Neste tutorial, daremos algumas dicas de como encontrar esses arquivos e apagá-los do computador.

Você vai precisar do:

— CCleaner

Encontrando e eliminando pontos de restauração

A criação de pontos de restauração foi uma forma encontrada pelo Windows para fazer com que instalações de programas defeituosos ou mudanças na configuração geral do sistema não afetem o OS como um todo. Caso aconteça algum problema, você pode reverter o sistema para um momento anterior, em que tudo funcionava normalmente.

A ideia é muito útil, mas o sistema pode criar pontos de restauração constantemente e, com o tempo, eles vão acumulando e ocupando muito espaço. Para apagar os pontos criados até o momento, você precisará utilizar a ferramenta Limpeza de Disco, presente na instalação do Windows.

(Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)

Abrindo o aplicativo, será realizada uma varredura no disco. Então, será mostrada uma seleção de arquivos que podem ser apagados, como temporários, miniaturas de imagens etc. Escolha a aba “Mais opções”, na parte superior da janela.

(Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)

Agora, você tem a opção para apagar pontos de restauração do sistema e cópias de sombra. Em vez de apagar tudo, o Windows deixa apenas a última imagem. Assim, o seu computador não fica totalmente despreparado caso você precise restaurar a máquina.

Arquivos temporários, sumam daqui!

O CCleaner é, talvez, o programa mais conhecido para realizar tarefas de desinstalação de programas e limpeza de dados. O uso dele é bem simples e, para apagar arquivos temporários, ele possivelmente é o melhor na atualidade.

Escolhendo a opção “Cleaner”, você tem disponível a possibilidade de excluir arquivos temporários, conteúdo da lixeira, logs do Windows, arquivos fragmentados, além de cookies dos navegadores.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)

Você deve selecionar quais os tipos de arquivo que quer fora do seu computador e escolher o botão “Analyze”. Após uma varredura no disco, selecione “Run Cleaner”. Pronto. Caso queira se assegurar de que todos os arquivos foram excluídos, você pode realizar novas buscas no CCleaner.