Windows 7: como acelerar a inicialização do seu computador

Que tal usar todos os núcleos do processador durante o boot do Windows? Pois saiba que esse é um ajuste muito simples de fazer.
  • Visualizações58.767 visualizações
Por Felipe Arruda em 4 de Junho de 2012

É sempre bom ver um sistema operacional iniciando rapidamente e disponibilizando o desktop para uso em questão de segundos. Bem, quer dizer, há exceções. Mas, na maior parte dos casos, as pessoas abrem um grande sorriso quando veem a máquina funcionando “a todo vapor”.

Para quem usa o Windows 7, um pequeno ajuste — simples e rápido — pode fazer com que o computador utilize mais de um núcleo do processador durante o boot, acelerando o processo de inicialização em alguns segundos. Porém, lembre-se: para se beneficiar com esta dica, você precisa ter uma máquina com CPU com mais de um núcleo (dual-core, quad-core etc).

Segredos ocultos do MSConfig

Windows 7: como acelerar a inicialização do seu computador

A ferramenta utilizada para realizar esse ajuste é a famosa Configuração do Sistema e, para executá-la, basta clicar sobre o Menu Iniciar e digitar “msconfig” no campo de busca, pressionando Enter em seguida.

Na janela principal do software, procure pela aba “Inicialização do Sistema” e, depois, clique sobre o botão “Opções avançadas”. Logo no topo, habilite a caixa de seleção “Número de processadores” e, então, selecione a quantidade de núcleos da sua CPU.

Windows 7: como acelerar a inicialização do seu computador

Quando tiver concluído, clique em “OK”, “Aplicar” e, novamente, em “OK”. Depois disso, você poderá perceber a diferença da velocidade durante o próximo boot do Windows 7. A única desvantagem é que, dessa forma, não restam mais desculpas para tomar aquele cafezinho enquanto a máquina liga.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!