Microsoft Zune: como usar

3 min de leitura
Imagem de: Microsoft Zune: como usar

Assim como o iTunes, o Zune também ajuda você a manter todas as suas músicas, filmes e podcasts sempre em ordem para facilitar o acesso. Se você ainda não o tem instalado em seu computador, clique aqui para baixar o programa e siga as dicas deste tutorial para utilizar as suas funções.

Criando listas de reprodução

O Zune reconhece automaticamente as músicas que estão em seu computador. Dessa forma, você não precisa perder tempo para colocar tudo em sua biblioteca. Na parte superior esquerda da tela inicial, clique em “Coleção”. Aqui, você tem as abas de “Músicas”, “Vídeos”, “Imagens” e “Podcasts” e suas subdivisões correspondentes.

Para criar uma nova lista, selecione “Músicas”, vá até a guia “Listas de Reprodução” e clique em “Nova lista de reprodução”. Dê um nome e confirme a sua criação. Para começar a adicionar faixas, escolha a aba “Músicas” e arraste os itens desejados para o ícone de listas de reprodução, que tem a forma de uma folha de papel e que está ao lado inferior esquerdo.

Para organizar todas as listas que você criou, clique na aba “Músicas” e selecione “Listas de Reprodução”. Clicando sobre uma delas com o botão direito do mouse, é possível renomear, excluir e remover duplicatas existentes. Para alternar a ordem de reprodução das faixas, basta arrastá-las para cima ou para baixo.

Acesso rápido

A seção “Quickplay” mostra tudo o que foi reproduzido ou adicionado recentemente e permite que suas músicas e vídeos sejam tocados rapidamente. Para incluir uma lista de reprodução a ela, por exemplo, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o item desejado e escolher “Fixar no Quickplay”. Isso faz com que o conteúdo adicionado seja sempre exibido na tela inicial, facilitando o seu acesso.

Seus podcasts

Para se inscrever em novos canais de podcasts, basta escolher “Coleção” e selecionar a guia “Podcasts”. Clique em “Adicionar um podcast” e insira a URL do canal desejado. O download é automático, e você também pode adicionar qualquer item ao “Quickplay” seguindo os passos descritos anteriormente.

Você também pode clicar com o botão direito do mouse para ter acesso a outras opções, como “Verificar atualizações”, “Cancelar inscrição”, “Excluir” e “Configurações da série”.

Fazendo gravações

Criar um CD de músicas ou vídeos com o Zune também é possível. Para fazer isso, vá até “Coleção” e escolha a guia de conteúdo que pretende gravar. Por exemplo, se você deseja gravar músicas, selecione todas as faixas necessárias e arraste-as para o ícone de gravação, que é representado por um CD localizado na parte inferior esquerda. Depois, clique sobre ele e dê início ao processo. O mesmo procedimento pode ser feito com seus vídeos, podcasts e imagens.

Configurações

Para definir quais arquivos o Zune deve reproduzir, clique em “Configurações”, escolha a guia “Software”, entre em “Tipos de Arquivo” e selecione todos os itens que deseja na lista exibida.

O Zune também permite que o plano de fundo do programa seja modificado. Para fazer isso, acesse o menu “Configurações”, acesse a guia “Software”, desça até “Tela” e defina o tema na lista que surge à direita.

Antes de gravar um CD de áudio, por exemplo, é recomendável configurar a função de gravação. Para fazer isso, siga o caminho Configurações > Software > Copiar. Aqui, você pode definir o formato de áudio e sua qualidade. Para ajustar as opções de formato do disco e velocidade de gravação, siga para Configurações > Software > Gravar. Faça as alterações desejadas e clique em “OK” para salvar.

Conta e sincronização

Para vincular a sua conta da Zune.net ao programa, basta seguir o caminho Configurações > Conta > Resumo. Clique em “Entrar” e depois insira o seu email e sua senha de acesso. Depois, você pode alterar seus dados na mesma seção e ainda pode acompanhar os históricos de compra e de locações.

Caso você tenha um Windows Phone, a sincronização pode ser feita rapidamente e o processo é muito semelhante ao existente no iTunes. Conecte o aparelho ao seu computador e depois comece a selecionar todos os itens que deseja copiar para o dispositivo. Para mais opções de sincronização, você pode acessar a guia “Dispositivo” dentro do menu “Configurações”.

Com estas dicas, esperamos que você consiga aproveitar tudo o que o Zune oferece para tornar o seu entretenimento ainda mais descomplicado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.