Como reabilitar o modo de hibernação do Ubuntu 12.04

2 min de leitura
Imagem de: Como reabilitar o modo de hibernação do Ubuntu 12.04

A versão Precise Pangolin do Ubuntu trouxe diversas melhorias no que diz respeito ao desempenho do sistema, além de algumas novidades na interface. Porém, nem todas as mudanças foram bem aceitas por aqueles que utilizam o SO. A remoção de alguns itens do menu do sistema, como o botão “Desligar”, foi motivo de discussões na comunidade livre.

O modo de hibernação também foi eliminado do sistema, pois houve vários relatos de comportamento inesperado do recurso. Mas você pode reativar esta funcionalidade no Ubuntu 12.04, basta seguir os passos descritos abaixo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por que foi removido?

O modo de hibernação do Ubuntu (e de outras distribuições Linux) trouxe muitos problemas para diversas pessoas. Muitas vezes, ao retornar do modo de hibernação, as configurações e documentos que estavam sendo executados não eram salvos, pois havia uma incompatibilidade da distro escolhida com o hardware da máquina.

Como muita gente reportou o problema para a Canonical, a equipe responsável pelo Ubuntu optou, então, por eliminar a opção do sistema, mas deixando uma abertura para que ela pudesse ser reabilitada. Porém, antes de ativar novamente a ferramenta, é preciso ter certeza que ela funcionará corretamente.

Como saber se funciona?

A melhor forma de saber se o modo de hibernação funciona como deveria em seu computador é testando. Para isso, salve todos os arquivos que estejam abertos para edição, mas deixe as aplicações abertas. Agora, abra o Terminal e execute o seguinte comando:

                 $ sudo pm-hibernate

Isso fará com que o sistema entre no modo de hibernação. Aguarde alguns instantes e inicie o Ubuntu novamente. Se todas as aplicações que estavam sendo executadas aparecerem normalmente, é sinal que o recurso funciona para as configurações de hardware da sua  máquina e que você pode reabilitar a ferramenta.

Reabilitando a configuração

Para ter o modo de hibernação de volta no seu Ubuntu, é só seguir os passos descritos abaixo.

1) Abra o Terminal do Ubuntu e digite o seguinte comando:

$ gksu gedit /etc/polkit-1/localauthority/50-local.d/com.ubuntu.enable-hibernate.pkla

2) Feito isso, uma janela do editor gedit será mostrada. Copie o código abaixo para o documento aberto.

[Enable Hibernate]
                 Identity=unix-user:*
                 Action=org.freedesktop.upower.hibernate
                 ResultActive=yes

3) Agora, é só salvar o arquivo e fechar o gedit.

4) Para conferir se as alterações foram feitas, encerre a sessão e faça o login novamente. Se tudo ocorreu como o esperado, a opção “Hibernar” será exibida novamente no menu do sistema.

Importante

Antes de ativar e utilizar o modo de hibernação, certifique-se de que o recurso funciona corretamente em seu computador. Além disso, é sempre bom salvar todo o trabalho antes de ativar a funcionalidade, para ter certeza de que nenhum conteúdo importante será perdido.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.