Wordpress: como criar um blog

3 min de leitura
Imagem de: Wordpress: como criar um blog

Hoje em dia, é muito comum ver pessoas que acreditam ter uma opinião para dar (seja sobre qualquer assunto) e que possuem acesso a internet criarem um blog. Anos atrás, blogs eram apenas diários virtuais com histórias sobre o cotidiano ou um amontoado de fotos digitalizadas.

Com o tempo, eles foram começando a ganhar corpo, e blogs sobre games, moda, cinema, política e tudo mais o que se pode imaginar começaram a surgir. Era o público tomando a internet para si, criando e distribuindo conteúdo que antes ficava limitado aos grandes portais.

O Wordpress se tornou a ferramenta mais usada por blogueiros para a criação e edição de blogs e até mesmo de grandes sites. Ensinaremos como criar um blog completamente gratuito dentro do Wordpress.

1) Crie uma conta no Wordpress

Esse é o primeiro e mais simples passo. Acessando o site do Wordpress, você verá a opção “Sign Up”. Clique nela. A tela que você verá é a seguinte:

(Fonte da imagem: Reprodução / Wordpress)

Você deve criar um nome de usuário, senha, informar um endereço de email válido e, o mais importante, o endereço do seu blog. Veja que por padrão, ele se chamará “nome do blog.wordpress.com” e será gratuito. Caso você queira um endereço personalizado, como .com ou .net, é cobrado um valor anual de 18 dólares. Para esse passo a passo, usaremos o serviço gratuito. Você também pode escolher qual é o idioma do site. Por padrão, ele será em inglês, mas vamos alterá-lo para o português brasileiro (PT-br).

Feito isso, clique, no final da página, em “Create Blog”, na coluna dos blogs gratuitos.

2) Criando o seu perfil

O Wordpress enviará um email de confirmação para você no endereço informado na etapa anterior, para confirmar que você é uma pessoa de verdade e não um robô que registra diversos domínios pela internet.

(Fonte da imagem: Reprodução / Wordpress)

Antes de confirmar a sua conta, você pode realizar o cadastro do seu perfil contando o seu nome e escrevendo um pouco sobre quem é você. Essa etapa não é obrigatória, mas na mesma tela existe uma seção importante. Caso você não receba o email de confirmação do Wordpress, você pode incluir ali um novo endereço eletrônico para cadastramento.

(Fonte da imagem: Reprodução / Wordpress)

3) Confirmando a sua conta e escolhendo o visual do blog

Você finalmente recebeu o email de confirmação do Wordpress e clicou na opção de ativar o seu blog. O serviço então mostra para você uma série de layouts prontos para serem instalados no seu site. Vale lembrar que a versão gratuita do Wordpress (essa que estamos lhe mostrando) não permite a customização visual e inclusão de plugins externos. Essas funções são disponíveis apenas quando você tem o blog instalado em um servidor externo.

(Fonte da imagem: Reprodução / Wordpress)

Caso os seis temas exibidos não lhe agradem, você pode clicar em “Show More Themes” e novos visuais serão mostrados. Repare que existem valores ligados a alguns exemplos. Esses são os temas pagos e fica ao seu critério adquirir um. Optamos por um layout gratuito, no caso, o “Suburbia”.

Clicando nele, uma tela será mostrada com uma pré-visualização do tema e suas características.

(Fonte da imagem: Reprodução / Wordpress)

Caso você queira ver mais temas, é só clicar em “Go back; I’ve changed my mind.” Como ele pareceu interessante, optamos por esse tema para o exemplo. Para ativar o tema, clique em “Choose This Theme”.

4) Parabéns! Você tem um blog!

(Fonte da imagem: Reprodução / Wordpress)

Pronto, serviço completo. O seu blog já está pronto para ser usado. O Wordpress apresenta nessa tela inicial formas simplificadas de começar a postar os seus textos e imagens. Para ter um maior controle sob o que acontece no site, você pode ir até o Painel de Controle (ou “Dashboard”) dele. O endereço de acesso será “nomedoblog.wordpress.com/wp-admin”.

É possível que o Wordpress solicite o usuário e senha para acessar o Painel de Controle, mas é só você incluir os dados informados no primeiro passo.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução / Wordpress)

Agora, é só clicar em “Posts”, e, depois, em “Adicionar novo” e começar a blogar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.