So.cl: como usar a rede social da Microsoft

3 min de leitura
Imagem de: So.cl: como usar a rede social da Microsoft

A novidade no mundo das redes sociais chama-se So.cl (pronuncia-se “social”, em inglês), lançada pela Microsoft. A nova comunidade virtual tem como público-alvo os estudantes e, por isso, oferece ferramentas de pesquisa e serviços que focam o compartilhamento de conteúdos que ajudem no aprendizado cotidiano.

Se você já se interessou por essa nova rede social e gostaria de experimentar suas funções, confira abaixo um passo a passo de como ingressar na So.cl e conheça os serviços básicos oferecidos.

Cadastro

O So.cl oferece duas opções para cadastro: usando diretamente sua conta do Facebook ou seu cadastro no Windows Live — até então, essas são as duas únicas formas possíveis de se registrar na comunidade virtual da Microsoft.

Configurações iniciais

Assim que o processo de cadastro é inicializado, o So.cl apresenta os links de acesso às políticas de privacidade e aos termos de uso, além de ser necessário selecionar uma opção confirmando que você possui 18 anos.

Neste espaço, também é explicado que a rede social é um experimento de pesquisa aberta  — o que significa que suas pesquisas realizadas através da comunidade poderão ficar disponíveis às demais pessoas que estão em sua lista de amigos.

Na janela “Build you Feed”, uma lista com tópicos será apresentada. Nela, haverá temas — que irão gerar grupos de interesse — referentes a diversos assuntos, para que você defina os conteúdos com os quais gostaria de interagir. Caso você tenha amigos no Facebook já cadastrados no So.cl, eles também aparecerão nesta lista.

Explorando o So.cl

Pronto! Ao terminar de ajustar as configurações iniciais, você será direcionado à sua página na rede social da Microsoft. No campo central, é possível explorar o que está sendo divulgado na So.cl a partir de temas (como música, comida, tecnologia etc.). Para acompanhar as publicações feitas por você e seus amigos, basta clicar em "Feed", tópico localizado na barra lateral esquerda.

Também é possível, ainda na barra lateral esquerda, editar o seu perfil (que já estará automaticamente com a sua foto do Facebook caso você tenha feito o login através dele), as configurações de privacidade e adicionar mais assuntos nos quais você possua interesse.

Já na barra lateral direita é permitido convidar amigos e entrar no tópico “Video parties”.

Video parties

Nesta opção, você pode criar grupos de vídeos a partir de temas definidos por você. Também é permitido acompanhar as publicações mais recentes dos seus amigos e os vídeos mais populares entre todos os usuários do So.cl.

Ao clicar na opção “Start a video party” (botão que fica em destaque na cor laranja), você será direcionado a uma nova janela de “edição”, em que é possível pesquisar e acrescentar os vídeos desejados.

Na área do “Video party”, a procura de vídeos é feita de forma automática — ao escrever as palavras-chaves no campo de pesquisa e clicar em “Search”, uma lista de opções aparecerá.

Você pode adicionar um ou mais vídeos e acompanhar quais pessoas estão assistindo ao seu “canal” no So.cl em tempo real — esta opção fica na barra lateral direita da janela, em que o tópico “People watching right now” apresenta as fotos de quem está na sua página naquele momento. Logo abaixo, também há um espaço para um “bate-papo” entre os presentes em seu canal de vídeos.

Notificações

As notificações — quando alguém passa a lhe seguir ou lhe manda alguma mensagem — aparecerão ao lado da foto de perfil, que fica localizada no canto direito superior da sua página. O número de avisos pendentes fica registrado, e a caixa que contém essa informação ficará na cor laranja, bastando clicar em cima deste espaço para que as notificações apareçam.

Adicionando mensagens e amigos

Para escrever mensagens em seu próprio “mural”, basta clicar na opção “Post”, localizada na barra lateral esquerda, e, em seguida, escrever o que você desejar no campo em branco ao lado da sua foto.

Abaixo da opção “Post” também estão os tópicos “Following” e “Followers”, que funcionam de forma parecida com o Twitter — assim, para adicionar um amigo, basta clicar no botão “Follow” que aparecerá ao lado da respectiva foto, e, para “deixar de segui-lo”, clique no “Unfollow”.

Agora que você já sabe os passos básicos e algumas das principais funções, aproveite para explorar ainda mais todas as probabilidades oferecidas pela nova rede social da Microsoft.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.