Como saber onde está quem enviou um email para você

1 min de leitura
Imagem de: Como saber onde está quem enviou um email para você

Começa mais um tutorial do Tecmundo, e agora você vai ver como é possível, de duas maneiras diferentes, saber de onde partiu uma mensagem enviada para o seu Gmail. O tutorial foca no cliente da Google, pois nem sempre ele informa o endereço de IP de uma mensagem recebida.

Primeiro, tente obter o endereço de IP

Se uma pessoa utiliza a interface web do Gmail para mandar uma mensagem, o endereço de IP dela não será incluído no cabeçalho (aquele que mostra os detalhes do remetente e do destinatário, a data, o assunto e o servidor utilizado). No entanto, se for utilizado um cliente como o Microsoft Outlook ou um para dispositivos portáteis, o endereço de IP é revelado.

Portanto, abra a mensagem e clique em “Mais”, representado por uma seta para baixo que fica no canto superior direito da mensagem. No menu de contexto que é revelado, clique em “Mostrar original”.

Pesquise pelo texto “Received: from”, o qual deverá ser encontrado na parte de cima do arquivo. Você poderá encontrar um endereço de IP neste campo, e há diferentes serviços que você pode usar para descobrir a localidade dele. Um deles é o Wolfram Alpha, bastando acessar o site, digitar o IP no campo de busca e conferir o resultado.

Pelo fuso horário do remetente

Caso não consiga o endereço IP pelo método descrito anteriormente, você pode tentar utilizar o recurso Fuso Horário do Remetente, que vai mostrar o horário no qual a mensagem foi enviada na localização do remetente. Claro que não se trata de um recurso infalível, mas pode dar uma pista.

Para habilitar tal recurso, primeiro, acesse as configurações do seu Gmail, clicando no botão representado por uma engrenagem no canto superior direito da tela e, no menu que se abre, em “Configurações”.

Em seguida, clique na aba “Labs”. Use a barra de rolagem para encontrar o recurso “Fuso horário do remetente” e clique em “Ativar”, ao lado dele. Feito isso, role até o final da página e clique em “Salvar alterações”.

Agora, ao clicar nos detalhes de uma mensagem, você saberá o horário de envio e também o horário atual no local de onde a mensagem partiu. Assim, as possibilidades já ficam reduzidas em alguma medida.

.....

Este foi mais um tutorial do Tecmundo. Esperamos ter ajudado você, e até a próxima leitura.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.