Google Chrome: como criar diferentes perfis de uso

1 min de leitura
Imagem de: Google Chrome: como criar diferentes perfis de uso

Quem usa um computador que precisa compartilhar com membros da família tende a sofrer com a falta de privacidade no histórico de navegação. A solução mais simples para isso é apagá-lo, caso você deseje esconder algo, mas há a possibilidade de você não querer perder os sites que visitou recentemente. Nessa situação, algo que resolve o problema é criar diferentes contas de usuário no Google Chrome.

Pré-requisitos

  • Google Chrome instalado;

  • Conta no Google (serve aquela usada no Gmail, por exemplo).

Faça você mesmo

Considerando que você use o navegador sem ter uma conta conectada, o primeiro passo é fazer o login com sua conta do Google.

Acesse as configurações do Google Chrome.

A tela aberta contém o campo “Usuários”. Nele, é possível criar novas contas para acessar o navegador pelo seu PC, cada qual podendo ser associada a uma conta do Google. Clique em “Editar” para mudar a imagem e o nome de exibição da conta ou em “Adicionar novo usuário” para criar outra conta para outros membros da sua família.

Altere o nome e escolha uma imagem.

Quando você terminar de navegar, acesse “Configurações” novamente e desconecte sua conta.

Embora pareça o contrário, mesmo desconectando a conta seu histórico continua no navegador. Use o atalho “Ctrl +H” para exibi-lo e selecione “Limpar todos os dados de navegação...”.

Na tela exibida, escolha o que você deseja apagar.

Uma vez que você já está desconectado, e o fato de que fazer o login no Google Chrome salva seu histórico online, não há problemas em apagá-lo – da próxima vez que você acessar sua conta, os sites visitados serão exibidos novamente.

Quando há mais de um usuário no navegador, o avatar daquele que estiver conectado é exibido no canto superior esquerdo da janela, como na imagem acima. Pronto, agora você deve conseguir manter um mínimo de privacidade ao surfar pela rede, bem como deixar seu browser mais limpo visualmente. Afinal, dessa forma apenas as extensões que você instalou são exibidas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.