Android: como se conectar em uma rede sem fio

2 min de leitura
Imagem de: Android: como se conectar em uma rede sem fio

(Fonte da imagem: iStock)

Encontrar um aparelho celular ou um tablet que possui a tecnologia Wi-Fi é tão comum atualmente que muitos estabelecimentos comerciais começaram a disponibilizar redes sem fio para seus clientes navegarem na internet enquanto aguardam por algum serviço.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Shoppings, cafés, livrarias e bares estão investindo cada vez mais em tecnologia para garantir que você possa compartilhar os momentos de lazer com os amigos, mesmo com aqueles que optaram por ficar em casa.

O problema é que muitas pessoas não sabem como aproveitar as facilidades da rede sem fio em seus aparelhos portáteis. Você sabe ativar e utilizar o Wi-Fi em seu Android? Se a resposta é não, confira abaixo alguns passos para usufruir da rede sem fio em seu dispositivo com o sistema operacional da Google.

Você vai precisar de...

Os passos descritos abaixo podem ser executados em qualquer aparelho com Android sem a necessidade de instalar qualquer aplicativo para isso. O tutorial foi realizado em um aparelho com a versão 2.3.4 do sistema operacional. Dessa forma, pode ser que algumas configurações sejam um pouco diferentes em outras variantes do SO.

Ativando o Wi-Fi

1) Acesse o menu de opções na tela “Home” do seu aparelho e selecione o item “Configurações”.

2) Agora, escolha a opção “Conexões sem fio e rede”. Em algumas versões do Android, essa funcionalidade recebe o nome de “Redes sem fio e outras”.

3) Na tela que aparecer, selecione “Configurações Wi-Fi” e aguarde alguns instantes.

4) Feito isso, é hora de ativar a rede sem fio no aparelho. Marque a opção “Wi-Fi”, exibida como primeiro item na lista de configurações.

5) Pronto! Agora é só esperar um pouco para que as redes disponíveis sejam detectadas e você possa selecionar aquela de sua preferência.

6) Caso a rede na qual você esteja tentando se conectar seja protegida por senha, uma pequena janela será mostrada na tela para inserir o password.

Também é possível ativar o Wi-Fi do aparelho por meio da tela de notificação, a qual conta com atalhos para diversas funções do sistema. Para isso, é só acessar a funcionalidade e ativar o botão “Wi-Fi” exibido.

.....

Vale reforçar que, em algumas versões do Android, os passos descritos acima podem ser um pouco diferentes. Porém, a ideia é sempre a mesma: acessar as configurações do aparelho, procurar os itens de rede sem fio e ativar a opção “Wi-Fi”.

Lembre-se de que nem todas as redes públicas são 100% seguras. Por isso, quando estiver conectado ao Wi-Fi de um shopping, por exemplo, evite acessar sites de bancos e outros portais que exponham informações preciosas e coloquem a sua segurança em risco.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.