Saiba como os barulhos de seu computador podem ajudá-lo a identificar problemas

2 min de leitura
Imagem de: Saiba como os barulhos de seu computador podem ajudá-lo a identificar problemas

(Fonte da imagem: Think Stock)

Você já se perguntou o que são os barulhos que seu computador emite logo após você ligá-lo? São pequenos “bips” que muita gente não leva a sério, mas podem ajudar a identificar algum tipo de problema em seu PC. É como se a máquina estivesse tentando se comunicar conosco por meio desses pequenos barulhinhos.

Mas a pergunta é: o que ela está tentando nos dizer? Na maioria dos casos, esses sons são apenas uma checagem rápida do sistema para dizer que todos os componentes estão funcionando normalmente e que não há com o que se preocupar. Contudo, como saber que se trata de um pedido de ajuda quando você não é capaz de reconhecer nem mesmo a “linguagem” básica?

Antes de decifrarmos esse “idioma”, é preciso conhecer o tipo de BIOS (Basic Input/Output System, que funciona como a alma de seu computador) utilizada. Para isso, basta olhar a tela inicial exibida por seu PC logo após você ligá-lo. Os dois modelos mais populares são a Award e a AMI. Essa diferenciação é fundamental para compreender os sons emitidos pelo sistema, uma vez que cada marca utiliza um padrão próprio.

BIOS Award

Se você identificou que seu computador utiliza a BIOS Award — o símbolo azul no canto superior esquerdo da tela inicial é a marca registrada —, saiba que o processo de localização de problemas é muito mais fácil. Boa parte dos sinais emitidos serve para dizer que seu computador está funcionando perfeitamente.

Caso você ouça um único “bip” ao ligar o PC, pode ficar tranquilo. Esse pequeno som serve para dizer que todos os componentes estão funcionando como deveriam e que não há com o que se preocupar.

Por outro lado, caso o barulho se estenda e fique um pouco mais longo, a situação muda de figura. Nesse caso, o computador está tentando avisá-lo de que há algo de errado com a memória. Se esse for o seu caso, talvez esteja na hora de você fazer uma revisão.

(Fonte da imagem: Reprodução/Wims Bios)

Problemas no processador e na placa de vídeo são um pouco mais complicados de perceber, já que eles envolvem sequências diferentes de sons, então é bom que você fique atento. Caso os “bips” tenham uma variação de volume e intensidade, significa que o pedido socorro veio da unidade de processamento — principalmente se os sons forem baixos e contínuos, o que caracteriza superaquecimento. Nesse caso, desligue tudo e procure um técnico.

A GPU vai emitir um alerta com dois sinais curtos ou um longo e três menores. Por mais preocupante que isso possa parecer, pode ser apenas um problema na conexão, o que significa que o conserto é bem simples. Se você não se sente seguro em fazer isso, no entanto, pode chamar alguém especialmente para fazer a manutenção.

BIOS AMI

O grande problema da BIOS da AMI é que, ao contrário da Award, a quantidade de “bips” é bem maior, exigindo muito mais atenção do proprietário do PC. Um bom exemplo disso é que o mau funcionamento da memória RAM pode ser indicado de três maneiras:

  • Um sinal breve;
  • Um sinal longo e três curtos;
  • Três sinais breves.

Além disso, caso ouça dois “bips” curtos, o computador pode estar avisando que se trata de um erro de paridade do componente. Por outro lado, cinco sons breves significam que o processador está com algum tipo de dificuldade.

A CPU vai tentar se comunicar com sete bips curtos. Só não vá se confundir com os oito breves sinais de que a placa de vídeo necessita de reparos.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.