Não seja mais surpreendido com links encurtados

1 min de leitura
Imagem de: Não seja mais surpreendido com links encurtados

Links encurtados são, por um lado, uma excelente praticidade, pois reduzem o tamanho de endereços enormes. Serviços deste tipo tornaram-se praticamente obrigatórios com a explosão do Twitter e a limitação de 140 caracteres por postagem.

Porém, ao mesmo tempo, eles podem esconder diferentes ameaças, pois pessoas mal-intencionadas utilizam a proposta do encurtamento de endereços da web para esconder sites perigosos. Em outras situações, alguns “muy amigos” utilizam URLs disfarçadas para pregar peças e fazer com que uma vítima abra um endereço constrangedor em um ambiente inadequado.

Seja para questões de segurança ou para evitar cair na pegadinha de algum sacana, neste tutorial, você vai ver duas medidas muito simples para evitar sustos e perigos com um link encurtado. Portanto, fique ligado.

Um macete para URLs do bit.ly

O site bit.ly é um dos mais famosos encurtadores de links existentes. O serviço substitui um endereço enorme por outro muito menor. Ele não exige cadastro, porém, uma vez registrado, você pode acompanhar estatísticas de acesso de um endereço criado com o site e ainda conferir o que outras pessoas estão comentando sobre ele.

O que nem todos sabem é que, quando se adiciona o sinal de “+” ao final de um link do bit.ly, ele não é aberto diretamente. Em vez disso, é acessada uma página repleta de informações, entre elas o endereço completo da página. Portanto, você pode conferir qualquer link do bit.ly que receber com uma ferramenta do próprio serviço.

E se não for bit.ly?

Claro que nem todo link encurtado da internet foi feito pelo bit.ly. Por isso, há várias ferramentas para que você confira a procedência de qualquer URL. Uma delas é o URL X-ray, que, como o nome bem sugere, faz um “raio X” no endereço curto.

Uma vez que você acessa o URL X-ray, basta copiar o endereço em questão no campo designado e clicar em X-ray.

O serviço simplesmente destrincha a URL e mostra o endereço completo, sendo que você pode clicar para acessá-lo caso queira.

.....

Essas foram duas dicas para você se prevenir e não passar apuros com links encurtados. Esperamos ter ajudado você. Até a próxima leitura.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.