YouTube: como desabilitar o histórico de vídeos assistidos?

1 min de leitura
Imagem de: YouTube: como desabilitar o histórico de vídeos assistidos?

Nos últimos anos, cada pessoa passou a ter uma conta pessoal mais completa no YouTube. Nela, além de postar conteúdos, também é possível obter listas com os seus vídeos preferidos e conectar o seu perfil com as redes sociais, por exemplo.

No entanto, nem todas as ferramentas disponíveis são vistas como vantagens para alguns. E o histórico de vídeos assistidos se torna um bom exemplo disso: poucos se sentem a vontade com o registro feito pelo site dos canais mais acessados, podendo apresentar uma quebra de privacidade — especialmente se o computador for dividido com outras pessoas.

Para contornar essa questão, era possível ir ao histórico do YouTube e apagar um ou vários vídeos de uma só vez. No entanto, o site continuava gravando as ações, forçando uma remoção frequente dos registros.

A boa notícia é que, com os novos recursos adicionados ao YouTube recentemente, esse tipo de trabalho poderá ser facilmente evitado, bloqueando e limpando o histórico de uma forma mais efetiva e sem complicações. Confira:

Livre-se dos registros

Primeiramente, você deve estar logado no YouTube para que as opções de bloqueamento sejam acessadas — é possível entrar pela senha e login criados no próprio site ou mesmo se você estiver com sua conta do Google ativa.


No canto superior direito da janela, selecione a seta localizada ao lado da foto de usuário. Nas opções que serão abertas, clique em “Gerenciador de vídeos”.


Na nova página, opte pelo tópico “Histórico de pesquisas” — localizado na barra lateral — e clique em “Limpar todo o histórico de pesquisa” e “Pausar o histórico de pesquisa”, que aparecerão na parte direita da tela.


No próximo passo, escolha o tópico “Histórico”, que também está na barra lateral. Em seguida, selecione os botões “Limpar todo o histórico de exibições” e “Pausar histórico de exibições”.


Pronto! Todo o histórico — seja o de pesquisa ou o de vídeos assistidos — foi apagado, além do recurso não ser mais habilitado para registrar seus passos no site. Em outras palavras: agora você pode usufruir do YouTube com mais privacidade.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.