11 destinos para seu PC velho

3 min de leitura
Imagem de: 11 destinos para seu PC velho

(Fonte da imagem: iStock)

Finalmente, depois de muito tempo, você conseguiu trocar aquele seu PC com cinco anos de idade por um modelo novinho. Ficou sem saber o que fazer com seu computador velho? Confira alguns dos destinos que podem ser dados ao seu aparelho.

1- Amplificador de guitarra

Se você gosta de música, mas não quer gastar com um amplificador, existem aplicativos que permitem que seu PC velho desempenhe essa função. Entretanto, aí entra um pequeno problema: para fazer isso, seu computador vai precisar de uma placa de som poderosa que consiga reproduzir a música sem enormes atrasos.

(Fonte da imagem: Reprodução/ComputerWorld)

 

Este não é seu caso? Então você vai precisar de uma interface de áudio separada que se conecte ao PC – um aparelho desses custa caro, mas tem poder de sobra para evitar os atrasos. Resolvida a parte de hardware, é só usar programas como o SimulAnalog Guitar Suite ou o Preamp Emulator para cuidar do resto.

2- Servidores

(Fonte da imagem: iStock)

Para uma pequena empresa que está trocando de computadores, transformar um PC velho em um servidor pode ser uma ótima solução, dando uma sobrevida ao aparelho.

3- PC reserva

Só porque seu computador novinho em folha chegou não quer dizer que não seja uma boa ideia manter seu “velho de guerra” por perto. Caso ocorra algum problema grave com um deles, você sempre vai ter o outro como um substituto, mesmo que temporário.

Para evitar que você precise fazer backups constantes de seus arquivos mais importantes, é recomendável utilizar sistemas de armazenamento online, como o Google Drive, ou mesmo serviços de sincronização entre computadores, como o Dropbox.

4- Sistema operacional alternativo

Mudar de sistema operacional, mesmo que de vez em quando, é um bom jeito para quem quer aprender a mexer em algo além daquilo que costuma usar. Aproveite para colocar alguma versão do Linux ou do Windows que pareça interessante.

5- Máquina do tempo

(Fonte da imagem: Reprodução/Nerdice.com)

Sabe aquele jogo de uma década atrás que você nunca mais conseguiu jogar por culpa da incompatibilidade de seu sistema operacional, como Doom, Full Throttle e Pitfall? Se quiser poder ter acesso aos seus programas antigos, uma solução é instalar um SO velho, como o Windows 98, em seu PC.

6- Media Server

Um dos usos mais interessantes que podem ser dados para seu PC é transformá-lo em um Media Server, capaz de gerenciar sistemas de entretenimento de sua casa, como TV e equipamentos de som. Também é possível torná-lo uma extensão de certos video games, conectando-os para transmitir arquivos de um para o outro. Se quiser aprender um pouco mais sobre o assunto, clique aqui.

7- Canibalização de peças

Só porque algumas das peças do seu computador antigo são velhas, não quer dizer que todas elas são inúteis. Alguns dos componentes, como a memória RAM e o HD, podem ser retirados do PC mais fraco e adicionados ao novo para deixá-lo ainda mais poderoso – daí o termo “canibalização”.

Mas é bom deixar claro que nem sempre isso pode ser feito: incompatibilidades nos modelos das peças, falta de espaço para novas partes e diversos outros fatores devem ser levados em consideração.

8- Arte

(Fonte da imagem: Reprodução/Sarah Frost)

Hoje em dia, tudo pode ser transformado em arte, sejam CDs velhos ou até mesmo comida podre. Então, por que não fazer o mesmo com as peças de seu computador e usar os botões de seu teclado para montar um enorme mosaico, por exemplo?

9- Doação

Mesmo com o enorme aumento no número de pessoas com computadores, ainda existem famílias que não possuem tal privilégio. Doar seu PC velho para elas pode ser a solução perfeita para quem gosta de praticar boas ações.

10- Trabalho sujo

Ter que parar o que você está fazendo em seu PC porque você está gravando um CD ou fazendo outras tarefas demoradas que pesam no sistema é um tanto irritante. Então, basta jogar tudo isso para seu aparelho velho. Pode até demorar um pouco para fazer tudo o que é necessário, mas pelo menos você vai poder usar seu computador novo sem se preocupar.

11- Sistema de segurança

Se você quer deixar sua casa um pouco mais segura, é possível conectar a sua máquina velha a uma série de câmeras comuns para criar um circuito fechado de televisão, que pode ser vigiado sempre que você desejar. Fazer isso não é muito difícil: basta ligar as webcams ao PC e usar programas especializados no assunto, como o iSpy ou o ContaCam.

.....

Se nenhuma dessas opções deu certo, infelizmente não há o que fazer além de jogá-lo fora. Certas cidades possuem áreas específicas dedicadas a essa tarefa, reciclando as peças que ainda podem ser usadas. Por isso, tente descobrir se um local desses existe nas proximidades para se livrar do computador da forma correta.

Fonte: Olhar Digital, Oficina da Net, ComputerWorld, PC Advisor, PCWorld

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.